Somam-se a isso as rondas da Polícia Militar e mudanças estruturais em casos específicos
Içara
A partir de segunda-feira, dia 17, unidades de ensino de Içara terão vigilância em tempo integral. A decisão foi tomada após reunião com as forças de segurança da cidade. Em paralelo a isso, a Polícia Militar realiza um diagnóstico em todas as escolas e creches para apontar medidas estruturais a serem aplicadas em cada caso para aprimorar a proteção dos ambientes internos. Irão participar deste trabalho agentes de segurança privada, agentes de trânsito, Defesa Civil e Polícia Militar.
“Desde o dia seguinte ao crime em Blumenau já acionamos as forças de segurança da cidade para que pudéssemos criar um plano em conjunto para garantir essa segurança”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso. “O caso triste que tivemos nos traz medo e apreensão. Por outro lado, a polícia tem nos tranquilizado informando que se trata de episódio isolado, ou seja, nossos ambientes escolares estão seguros”, completou.
“Precisamos ter atenção e cuidado com a proliferação de fake news. Nossas crianças e adolescentes, professores e família sofrem essa carga de medo, impulsionados muito mais pelas mentiras que rondam a internet”, comentou a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud. “Nesse ponto especificamente, é muito importante que haja a participação da família em casa, não levando a sério tudo que recebe e orientando os filhos a não propagarem isso”, acrescentou.
O delegado Rafael Iasco informou que a Polícia Civil realiza um levantamento sobre a propagação de fake news e isso poderá levar à responsabilização criminal de quem estiver gerando medo ou estimulando ações que geram riscos. O comandante da Polícia Militar Eduardo Moreno explicou que já são intensificadas rondas nas proximidades das escolas de Içara. Após o diagnóstico que é realizado pela Polícia Militar, o município também fará a melhoria em muros e portões de acesso nos casos em que houver necessidade.