UTI sem definição

Terminou sem definição a reunião realizada ontem para tratar da implantação da UTI do Hospital São Donato. A posição final sobre o assunto será dada na próxima semana. Durante o encontro da manhã de segunda-feira, o diretor Júlio De Luca fez a defesa para a abertura dos 10 leitos. “Lembrei que esses leitos são de toda a comunidade e que por isso temos que tentar habilitar a UTI, agora existe uma preocupação da população de que é mais um prejuízo que vamos acumular”, argumenta De Luca.

Busca de verba

Segundo ele, durante esta semana, será feito um esforço para tentar equacionar financeiramente a UTI. “Tenho reunião na capital para avaliar uma situação e trabalhar durante esta semana para garantir o dinheiro necessário para ativar os leitos. Na semana que vem vamos voltar a conversar para tentar resolver essa situação”.

Menos Médicos

Programa Mais Médicos segue desidratando em todo o país. Em Içara, claro, não é diferente. Mais um profissional deixou a função e com isso a cidade corre para tentar contratar novos profissionais e garantir o atendimento. Enquanto os novos profissionais não vem, os pacientes seguem aguardando na fila mais tempo do que estavam acostumados.

Na UPA

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, reuniu a imprensa para apresentar dados da UPA. São 10 mil atendimentos por mês, índice de satisfação acima de muitas unidades particulares e custo relativamente baixo. Está convencido que é um modelo ideal e já projeta mais uma unidade para o Rio Maina. Licitação vai sair em 30 dias.

Turismo Unesc no Rincão

Unesc está ativando mais um polo de ensino a distância. Unidade será criada no Rincão para focar o turismo. “Nosso objetivo é ajudar a desenvolver todo esse potencial turístico que nossa região possui. A unidade será no Rincão, mas para atender toda a região”, ressalta a reitora Luciane Ceretta. Durante o fim de semana ela comandou o encontro dos profissionais da Unesc para celebrar os 51 anos da Instituição. “Cada vez mais enraizada e envolvida com o dia a dia da nossa comunidade”, destaca

Alternativa

Vereador Higor Robetti vai encaminhar indicação ao Governo de Içara para criar uma alternativa para os estudantes nos dias de ponto facultativo. “Há muitos pais que não conseguem encontrar com quem deixar os filhos nos dias de ponto facultativo. Por isso é importante encontrar uma maneira para atender estas crianças, nem que seja um dia de recreação, mas que se permita com isso que os pais sigam trabalhando sem transtornos”, explica.

Recuperar

Secretário da Casa Civil, Douglas Borba, detalhou nesta manhã de segunda-feira, durante entrevista à Difusora, o programa Recuperar. Proposta cria uma parceria entre Estado e associações de Municípios para a manutenção da Malha Viária. “As obras de grande impacto seguirão sob tutela do Estado. Essa parceria vai assegurar aquelas medidas paliativas, corriqueiras, mas que causam impacto importante na segurança e conforto dos motoristas. Expectativa é que os primeiros contratos sejam assinados neste mês. O primeiro será o Oeste”, pontua. Segundo ele, para as rodovias da Amrec serão 550 mil por mês para realizar estas obras de manutenção.

O real

Há exatos 25 anos entrava em vigor o Plano Real. Eram tempos de hiperinflação, as maquininhas remarcavam preços freneticamente pelos corredores de supermercados. Anúncio de reajuste de gasolina gerava longas filas em postos, o que se comprava na segunda, já tinha preço novo na terça. Os gatilhos reajustavam salários mês a mês. Então chegou o real (antes a URV), o dólar chegou a valer menos que o real, os preços estabilizaram e o brasileiro viveu algo que talvez nunca tivesse imaginado