Contribuintes podem deduzir de 1% a 6% e contribuir com ações em favor de crianças, adolescentes e idosos

Içara

Você sabia que pode ajudar projetos para crianças, adolescentes e idosos em Içara deduzindo o valor pago no Imposto de Renda? O percentual que seria direcionado à União vai para ações dentro do município. Os recursos serão destinados para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) (Antigo FIA) e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). As orientações sobre como proceder estão no endereço de internet https://bit.ly/folderfundos2023 ou no site icara.sc.gov.br .

A doação pode ocorrer simultaneamente aos dois fundos. Pessoas físicas podem deduzir de 3% a 6% e pessoas jurídicas 1%. Para pessoas físicas, o prazo termina no dia 31 de maio enquanto para jurídicas fica aberto o ano inteiro. Para os recursos do FMDCA, já existem sete projetos beneficiados, cuja partilha ocorreu em 2022 e expira apenas em agosto deste ano. Contudo, para o FMDPI as entidades que tiverem interesse devem se cadastrar na Secretaria Executiva dos Conselhos na sede da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda.

No ano passado, foram arrecadados R$ 184 mil para projetos para crianças e adolescentes e R$ 153.106,24 para projetos para a pessoa idosa. “Lembramos que esse dinheiro não vai sair do bolso do contribuinte. Estes programas permitem que fique na cidade uma fração do valor que seria repassada para a União”, reforçou o secretário de assistência social, habitação, trabalho e renda Eduardo Zata. “É uma forma de assegurarmos que esses valores de empresas e pessoas da cidade realmente fiquem em Içara”, pontuou.