CBF anunciou possíveis mudanças nos campeonatos regionais a partir do ano que vem

O Campeonato Catarinense, mais uma vez, irá mudar. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, a entidade estará colocando em prática um novo modelo para os campeonatos estaduais em 2020.

Será reduzido o número de datas destinadas aos campeonatos estaduais, o que certa certamente mudará a fórmula de disputa do Catarinense, que neste ano, teve 20 rodadas (contando fase eliminatória, semifinal e final). “Recuperamos duas datas da Conmebol e duas datas dos Estaduais. Os grandes Estaduais ocuparam 18 datas e vamos passar a ter 16 em 2020″, confirmou.

A intenção da CBF é liberar o calendário para o Campeonato Brasileiro pare durante as datas Fifa, de modo que os clubes não sejam prejudicados durante amistosos ou jogos das Eliminatórias da Copa.

Os estaduais terão uma padronização. São Paulo e Rio de Janeiro, os dois mais importantes do país, serão realizados de uma maneira. Rio Grande do Sul e Minas Gerais, outro modelo. E Pernambuco, Bahia, Goiás, Paraná, Ceará e Santa Catarina terão o mesmo formato.

“Dentro desses grupos, os Estaduais terão o mesmo calendário, o mesmo tamanho, o mesmo formato, número de clubes, e com isso vamos criar novos produtos que racionalizem o calendário. As federações estão acompanhando esse grupo de trabalho que está formatando essas novas competições, isso vai ser apresentado em breve em um evento aos clubes e às federações”, garantiu.