Inaugurada em dezembro, com a estrutura pronta e equipada, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato, de Içara, ainda não atendeu um paciente. Isso porque falta a homologação do serviço por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), o que só deve ocorrer após a formação de uma série histórica de atendimentos.

Na tentativa de colocar os dez leitos à disposição da população, uma reunião chegou a ser feita com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, pleiteando que o Governo do Estado assumisse o custeio da unidade. Entretanto, ainda não houve uma resposta a respeito da reivindicação.

Para viabilizar os recursos junto ao Governo Estadual, a Câmara Municipal de Içara está organizando uma reunião na próxima quarta-feira, às 14 horas, na sede do Legislativo içarense, para a qual serão convidados os presidentes das Câmaras de Vereadores e secretários municipais de todas as cidades da região Sul de Santa Catarina.

Segundo o presidente da Casa, Rodrigues Mendes, é fundamental a união de todas as lideranças para juntos buscarem os recursos necessários, transformando assim a ativação da UTI em uma pauta regional.

“Todos são sabedores que a região precisa de mais vagas de UTI e temos no Hospital São Donato uma estrutura pronta que infelizmente por falta de recursos está ociosa. Vamos buscar a união de toda à região Sul para colocarmos a UTI em funcionamento”, comenta o vereador.

“O engajamento de toda a sociedade pelo funcionamento da UTI mostra a importância que este novo setor tem para toda a região. A reunião organizada pelo Legislativo será uma oportunidade para mostrarmos também a estrutura para ainda mais pessoas”, frisa o diretor administrativo do hospital, Júlio Cesar De Luca.

Comitiva

A ideia da reunião é formar a pauta e compor uma comitiva para posteriormente ir aos gestores estaduais pleitear os recursos necessários. “A gente vê toda a determinação do pessoal do São Donato, a luta que eles estão ali, só esperando para colocar em funcionamento”, aponta Rodrigues Mendes.

Após o encontro, os participantes farão uma visita às instalações da unidade. “Para que todos vejam que está tudo pronto para começar a funcionar. Nós temos que pensar no cidadão, em salvar mais vidas na região”, completa o vereador.