Ano Missionário celebra Jubileu de Prata de sua criação e instalação

Criciúma

A Diocese de Criciúma, vivenciando seu Ano Missionário que celebra seu Jubileu de Prata de criação e instalação, dá início ao Tempo da Visitação, período que culminará no dia 27 de maio, data em que a Igreja particular celebrará no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, seus 25 anos de criação. Após a formação de centenas de pessoas em todas as paróquias, a partir da alegria da Páscoa em que Cristo ressuscitou, os missionários foram enviados para que, em missão como os discípulos, anunciem Jesus Cristo.

O período missionário também é inspirado no pontificado do Papa Francisco, que exalta a necessidade de uma Igreja em Saída. “O dever missionário é de toda a Igreja, dos ministros ordenados e leigos, não se trata de fazer missão como um evento ou ação específica, a Igreja é missionária por natureza, nesse sentido, queremos viver esse tempo de anúncio de Jesus Cristo exaltando que Ele vive e também quer que nós vivamos”, exalta o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

O momento de júbilo da Diocese de Criciúma também está em comunhão com o Ano Vocacional no Brasil que, nesta edição, tem como tema: Vocação, graça e missão – e o lema: Corações ardentes, pés a caminho. “Que possamos ajudar por meio de nossas celebrações muitos irmãos e irmãs a arderem o seu coração pelo encontro com o ressuscitado e, a partir Dele, terem também os seus pés a caminho indo ao encontro de tantas pessoas nesse período de visitação”, destaca o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Jonas Emerim Velho.

História

Na manhã de 27 de maio de 1998, o povo da Comarca de Criciúma foi surpreendido com a notícia da criação da nova diocese. Dom Paulo Antônio De Conto acabava de ser nomeado primeiro bispo e, aos poucos, por telefone e outros meios de comunicação, a notícia chegava ao povo. Na mesma manhã, Dom Hilário Moser, então bispo da Diocese de Tubarão, reuniu-se com um grupo de padres e designou padre Wilson Buss como coordenador da Comissão de Instalação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas após o anúncio, estão a visitação da imagem do padroeiro São José a todas as paróquias e a elaboração da “Oração pela Diocese de Criciúma e pelo Bispo”, que motivou o espírito dos fiéis no período que antecedeu a instalação, ocorrida em 15 de agosto do mesmo ano, na Festa da Assunção de Nossa Senhora.

Diocese em números

Atualmente, a Diocese de Criciúma possui 43 paróquias e três santuários diocesanos. Congrega mais de 540 comunidades num território de mais 5 mil km², com 26 municípios. Conta com mais de 30 serviços de pastoral e é formada por mais de 80 padres diocesanos e religiosos. Seu território compreende ainda 17 congregações religiosas femininas e masculinas, com carismas nas áreas da educação, saúde, serviços sociais e religiosos.