Crime de Blumenau e suas lições

Passado o choque inicial do assassinato de quatro crianças em uma creche de Blumenau, o caso deixa sim suas lições. A primeira delas é que é preciso repensar a segurança. Nossas escolas, sejam públicas ou privadas, precisam ter um planejamento maior que impeça estranhos de entrarem nestas unidades com tamanha facilidade. A segunda é preciso rever o código penal neste país e endurecer penas. Em casos absurdos como estes, em crimes contra a vida, é preciso que se crie uma prisão perpétua, ou no mínimo se amplie o tempo de cela sem direito a qualquer regalia. Sei que muita gente fala em pena de morte, mas este assunto nem merece ser discutido. É cláusula pétrea da constituição. Então, se algum político defender, está apenas jogando para a torcida. Outra posição que precisa ser revista é o tratamento dado a estes casos. A exposição gigante serve apenas para transformar o feito em troféu para os criminosos. E por último, e não menos importante, é preciso que o próprio cidadão, aquele com celular na mão e conta em rede social, reveja os conceitos. A quantidade de fake news divulgada ontem foi absurda. Serviu apenas para causar pânico desnecessário. Não tem o que fazer, deixe o celular de lado e vá lavar uma roupinha, capinar um lote… é bem melhor.

Impressionante

Também é impressionante a quantidade de políticos que resolveu subir no palanque, chamar um holofote para si e defender mudanças na legislação, vigia nas escolas, etc., etc., etc. Essa pautinha de ocasião, se não for levada a sério, não serve para nada.

Já as prefeituras

Também correram para se posicionar e apresentar em cada cidade o melhor dos mundos. Nesse ponto, até valeu o esforço para tranquilizar os pais, mas também é preciso fazer o mea culpa e entender que é possível avançar e melhorar sempre.

Sem lixo

O prefeito de Forquilhinha acatou o apelo dos moradores e descartou a vinda de uma empresa para transbordo de lixo que se instalaria na antiga estrutura da Cooperminas. Não gostou, taxou de ação política, mas acatou a vontade da comunidade.

Novo comando

Cooperativa da Agricultura Familiar de Içara tem novo comandante. Rinaldo Citadin é o presidente que terá a missão de dar continuidade ao bom trabalho e reforçar as ações principalmente na Feira da Agricultura Familiar. Em entrevista à Massa FM, ele ressaltou que é possível avançar. “E o trabalho será neste sentido”.

Bandeira verde

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contestou a previsão do Banco Central da aplicação da bandeira amarela em dezembro deste ano e do ano que vem. Em um ofício enviado ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, indica alta chance da manutenção da bandeira verde até o fim deste ano.

Confiança

Rede Adelino inaugura nesta quinta-feira no Rio Maina a sua 21ª loja. Segundo o empresário Bernardo Zilli, essa é a prova de confiança na economia e a aposta de que o ano vai terminar com o brasileiro comprando mais e com mais dinheiro no bolso. Tomara que a previsão se confirme.