As palavras são da prefeita Dalvania Cardoso e diversificação industrial e localização privilegiada em relação à BR-101 contam neste balanço

Içara

Içara começou o ano com o melhor saldo da Região Carbonífera na geração de empregos. Foram 204 novos postos de trabalho no primeiro bimestre de 2023. Isso animou a prefeita da cidade, Dalvania Cardoso, que sempre viu a perspectiva de uma boa gestão ser somada à proximidade com a BR-101 e a diversificação do parque fabril do município. “A nossa meta até o final deste mandato é nos tornarmos a segunda maior economia do Sul”, disse ontem a prefeita ao ver os números do Novo Caged.

A tarefa não é fácil. A segunda cidade da Região Sul é Tubarão: 16º PIB de Santa Catarina. Içara está em 24º neste ranking. “Somos um polo industrial em diversos segmentos, como o metalmecânico, de tintas, cerâmicas, plásticos e alimentos. Hoje, temos mais de 7 mil empresas ativas em nosso município, sendo 1,7 mil delas abertas no ano passado”, destaca.

Em 2022, a cidade apresentou também superávit de US$ 40,3 milhões na balança comercial, ou seja, na diferença das exportações com as importações. “Quanto mais negócios saudáveis tivermos no município, maior será a arrecadação pública, com o Governo Municipal dispondo de mais recursos para investir em áreas importantes para a população, como saúde, educação, infraestrutura e segurança”, avalia. “Isso comprova como a nossa economia é diversificada e como os empresários da cidade são resilientes para enfrentar os desafios do empreendedorismo”, pontuou.