Alunos do Integral recém incentivo para escolher frutas no lugar de alimentos industrializados

Criciúma

O desafio é grande: fazer eles experimentarem frutas novas. Nem sempre convencer os pequenos da educação infantil é fácil. Mas é de maneira lúdica, brincando, que professoras e nutricionista atuam. A turminha do Integral da Educação Infantil do Colégio Satc aprendeu assim, brincando e experimentando frutas novas.

Ontem (29) foi dia de fazer espetinhos de frutas. E bem coloridos. “Gostei de fazer. Eu nunca tinha feito espetinhos, agora quero fazer em casa. As frutas que mais gosto são o morango e o kiwi”, contou a pequena Julia Santos Correa, 5 anos. Mesmo não gostando de mamão, por exemplo, ela fez questão de experimentar. 

Julia e os coleguinhas puderam montar os espetinhos com morangos, bananas, kiwi, maçã e mamão. “O aprendizado vem com a brincadeira. Estamos trazendo a essência da nutrição, fazendo com que eles entendam o cardápio. Todos os dias procuramos trazer alimentos novos e, especialmente as frutas, são importantes para que eles experimentem texturas e sabores novos”, explicou a nutricionista Bruna Deolindo Izidro.

Aprender sobre os alimentos saudáveis faz parte do projeto que a professora Tais Agda da Rosa e a auxiliar Taiara dos Santos Lemos desenvolvem com a turma do Integral. Eles já foram conhecer a horta, aprender sobre o plantio de frutas e verduras. “Trabalhamos com eles que, para crescer forte e saudável, é preciso se alimentar bem, pegar um pouco de sol matinal e se movimentar”, ressaltou Tais.