Mais 30 dias
Os 20 leitos de UTI do Hospital São Donato e a maternidade da instituição podem fechar as portas no início de maio. A informação é de Júlio de Lucca, diretor do Hospital. Sem convênio com o Estado desde janeiro, ele alega que o São Donato já acumula um rombo de mais de 2 milhões e que não vê outra alternativa. “Nesta quarta-feira estamos informando as autoridades competentes que sem recurso no dia primeiro de maio vamos fechar as portas. Não temos fôlego financeiro para manter o serviço”, avisa. Júlio lembra que além do custo de manutenção de leitos tem toda uma equipe que também precisa ser paga. “Médicos, enfermeiros, alimentação, medicamentos. Não temos mais como segurar. Por isso estamos pedido a mobilização de todos para que a região não retroceda, não perca este equipamento de saúde importante”.
Desdobramentos
Em entrevista à Massa FM, o diretor do São Donato ressaltou que além do prejuízo para quem precisa de atendimento haverá ainda demissões e o risco de comprometer o projeto de expansão para o hospital. “Veja bem, o Estado está investindo na ampliação do hospital. A intenção é diversificar os serviços que hoje são prestados aqui, mas para isso é preciso ter UTI de retaguarda”. Para tentar reverter o quadro lideranças locais, encabeçadas pelo Legislativo de Içara, realizam reunião nesta quinta-feira. “Objetivo é criar um grupo e trazer o governador para a conversa; Içara e a região não vão assistir paradas esse enfraquecimento da nossa saúde pública”, ressalta o vereador Geraldo Baldissera.
No Rio Maina
Ex-vice-prefeito de Criciúma, Gelson Fernandes será o novo intendente do Rio Maina. Convidado pelo prefeito Clésio Salvaro, ele será empossado na próxima segunda-feira. Em entrevista à Massa FM, Gelson ressaltou que seu desafio é aproximar a região do Rio Maina das decisões da prefeitura e levar os pedidos da comunidade até o chefe do executivo.
No Diomício
A Setep será a responsável pela conclusão das obras de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas. A informação é do prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves. Em entrevista à Massa FM, ele disse que a ordem de serviço deve ser entregue na próxima semana. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o fim do primeiro semestre. Segundo o prefeito, a obra vai permitir a volta dos voos comerciais para Forquilhinha.
Dengue
Prefeitura de Criciúma realiza no sábado uma ação especial de combate à dengue. A ação será realizada no Terminal Central, e também nas sinaleiras de ruas próximas, além dos bairros Cristo Redentor e Nossa Senhora da Salete. Será realizada a entrega de material educativo, conscientização da população e fiscalização. Em Içara, a ação começou ontem e segue hoje. O foco é o mesmo: atuar na conscientização da comunidade para evitar que o município sofra com um surto de casos no decorrer dos próximos meses.
Mão única
Vereador Geraldo Baldissera (MDB) pede que o trânsito da Rua João Menegaro, no bairro Primeiro de Maio, em frente à Casa Rosa, seja transformado em mão única ou com vagas de estacionamento em apenas um lado da pista. A mudança conforme o parlamentar é necessário devido o fluxo intenso de veículos, e a via ser estreita para a circulação em mão dupla, o que acaba prejudicando a mobilidade urbana
Abertas
Estão abertas as inscrições para a escolha da Corte da CocalFest 2023. Meninas interessadas em participar do concurso tem até o dia 28 de abril para se candidatar as vagas. A escolha da rainha e princesas do evento está programada para o dia 27 de maio. A Cocalfest está programada para setembro o evento marca o aniversário de emancipação do município.