Risco de fechamento

Sem convênio com o estado desde o início do ano, o Hospital São Donato corre o risco de ser obrigado a fechar as portas da maternidade e dos 20 leitos de UTI. A situação está provocando uma mobilização da Câmara de Vereadores do município. Um encontro programado para quinta-feira vai definir ações para pressionar o governador Jorginho Mello e exigir a manutenção dos serviços. “Vamos tentar mobilizar as lideranças da região para cobrar do governador uma posição”, defendem os vereadores Geraldo Baldissera, Rodrigo Gonçalves, André Jucoski e Max Luiz. Eles foram até a Massa FM ontem para detalhar a situação e alertar para o risco que a medida representa para a saúde pública da região. Segundo Júlio de Lucca, diretor do São Donato, o rombo sem o convênio nestes três primeiros meses ultrapassa os 2 milhões de reais.

Crise

Prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral não descarta renunciar o mandato no comando da Amrec. O prefeito reclama que os municípios abandonaram a entidade e não estão repassando os recursos necessários para manutenção da associação. O motivo seria a nomeação feita por Coral de um novo diretor. Segundo ele, se o impasse não for resolvido até sexta, ele deixa a entidade.

Problema 2

Assembleia Legislativa vai convocar o secretário de Estado da Educação para cobrar explicações sobre o corte de recursos no Programa Bolsa Estudante. Lançado na gestão do então secretário Vampiro, o programa repassava mensalmente uma bolsa de 600 reais para estudantes carentes para evitar a evasão escolar. A informação do governo para justificar o corte é que o programa não funcionou.

Projeto

A deputada Júlia Zanata apresentou em Brasília projeto para punir empresas que realizam empréstimos consignados sem a autorização do aposentado. A proposta é semelhante à que foi apresentada em Criciúma pelo então vereador Gustavo Colle. Se a matéria for aprovada, a empresa que repassar o empréstimo não será paga e o valor depositado na conta do cliente ficará como indenização pela prática abusiva.

Posse

A Cooperaliança realiza na próxima segunda-feira o ato de posse do Conselho de Administração eleito em janeiro. Comandada pelo presidente reeleito Reginaldo de Jesus, a nova gestão tem como principal desafio consolidar o papel social da cooperativa. Em entrevista à Massa FM, Dedê avaliou a primeira gestão e destacou os investimentos feitos em tecnologia e na saúde financeira da cooperativa. “Avançamos nas obras, na modernização da frota, no tratamento e treinamento do funcionário, na distribuição do Fates, no ingresso ao mercado livre, na construção da subestação. Agora vamos avançar ainda mais”, projeta.

Não descarta

Durante entrevista na Massa FM, Dedê foi questionado sobre o processo eleitoral do próximo ano. Ele ressaltou que ainda é muito cedo para tratar deste assunto e que seu foco no momento é a Cooperativa, mas não descartou uma candidatura. “Tem muitos fatores que precisam ser analisados, mas é uma possibilidade que não descarto”.

Organizando

Partidos da região começam aos poucos a mapear os nomes que devem disputar vagas no legislativo no ano que vem. Em Içara alguns suplentes que fizeram votação expressiva no último pleito começam a ser sondados. Caso de Higor Robetti. Ele é tem sido assediado pelo PL para reforçar a nominata em 2024. Robetti também vem sendo sondado para ocupar vaga na gestão municipal.