Iniciativa em alusão ao Dia Mundial da Água ocorre neste sábado (25) com mobilização da equipe
Criciúma
Uma ação coletiva e simultânea de todos os Tratos pelo Saneamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) promoverá a limpeza e conservação de recursos hídricos em todo o estado. A iniciativa do programa Trato por Criciúma ocorrerá na Barragem do Rio São Bento, principal sistema de abastecimento da região sul catarinense. A mobilização será neste sábado (25), em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
A atividade está prevista para acontecer entre 9h e 12h, com partida às 8h na sede da Casan em Criciúma. “A coleta dos resíduos será realizada nos canais de entrada dos dois rios que compõem a barragem e nos pontos em que ficam pescadores e visitantes durante os finais de semana”, explica o gerente da agência da Casan em Criciúma, Jaison Speck.
A Companhia destaca a importância de usar roupas leves, boné, protetor solar e utilização de garrafinha individual de água, evitando assim gerar mais resíduos. “A Casan disponibilizará os EPI’s necessários para a ação, mas a orientação é de utilizar calçados fechados e calças compridas. É importante também a utilização de repelente para mosquitos, visto que, o local do rio é mais isolado”, pontua Speck.
O objetivo da mobilização é obter o engajamento de moradores para valorização do saneamento. “Faremos a coleta, separação, pesagem e destinação de resíduos encontrados próximos a uma importante fonte hídrica da região. E assim, a população poderá participar e entender como a preservação pode impactar na vida e saúde de todos”, destaca o gerente.
A ação será realizada em parceria do Trato por Criciúma com a Casan, Prefeitura de Criciúma e Prefeitura de Siderópolis.