Artista é considerado um dos maiores nomes das artes visuais no Brasil e no exterior

Criciúma

O artista Juarez Machado é o convidado da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), por meio do seu Projeto de Cultura, para abrir a temporada de exposições na galeria de arte da entidade. A abertura da exposição ocorrerá no dia 9 de março, às 20 horas, em uma parceria com o Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM). Serão expostas, pela primeira vez em Criciúma, 20 gravuras produzidas pelo artista em Paris e no Rio de Janeiro a partir de 2015.

Com o título “Juarez Machado: Cidadão do Mundo”, as obras, assinadas e numeradas, reproduzem experiências vivenciadas pelo artista em diversos países, homenageando o universo feminino em cenas que nos remetem ao movimento do tango, à musicalidade do jazz, à espiritualidade do vinho, à beleza, à alegria e ao bom gosto.

Juarez Machado é catarinense nascido em Joinville, em 1941. Vive há mais de 37 anos em Paris, atualmente mantendo seu ateliê no pitoresco e histórico bairro boêmio de Montmartre.  

É considerado um dos maiores nomes das artes visuais no Brasil e no exterior, destacando-se como pintor, escultor, cenógrafo, cartunista e muito lembrado pelas inserções de seu personagem de mímica no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, na década de 1970.  Por mais de 20 anos trabalhou na Rede Globo. Integrou os núcleos de criação e de humor, ao lado de Max Nunes, Chico Anysio, Borjalo e Jô Soares. Foi responsável por diversas vinhetas, aberturas e chamadas de programas na emissora.

A arte de Juarez, com seus traços únicos e cores inconfundíveis, é fonte de referência e inspiração para novas produções em outras linguagens artísticas, como espetáculos de dança, de música e até mesmo no cinema, como no premiado filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain”, do diretor francês Jean-Pierre Jeunet.

O Instituto

O Instituto Internacional Juarez Machado é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, e sediada na cidade de Joinville, que mantém exposições temáticas do artista, exposições temporárias de artistas convidados, biblioteca especializada em arte, além de lançamentos literários, apresentações musicais, dança e teatro, exibições cinematográficas, cursos e eventos corporativos.

“O público de Criciúma e região terá a oportunidade de conhecer e apreciar uma coleção inédita de Juarez Machado, reunindo temáticas atuais e diversificadas”, destaca o presidente do Instituto e curador da mostra, Edson Machado. Ele também exalta a parceria entre o Instituto e a Acic. “A classe empresarial de Criciúma dá um belo exemplo aos catarinenses, promovendo eventos culturais em sua região”, pontua.

“Estamos muito honrados em receber na galeria de arte da Acic as obras deste grande artista. Juarez Machado é um pintor multifacetado, que passeia pela pintura, desenho, escultura, fotografia, teatro e mímica, com inúmeras exposições espalhadas pelo mundo. Um dos mais brilhantes artistas brasileiros”, ressalta a coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de promover uma exposição de Juarez Machado, renomado artista brasileiro, com projeção internacional. Há mais de sete anos, o Projeto Cultura Acic vem contribuindo para o fortalecimento da cultura e para a valorização dos talentos”, reforça o presidente da Acic, Valcir José Zanette.     

A exposição “Juarez Machado: Cidadão do Mundo” estará aberta à visitação até 27 de abril, na galeria de arte da Acic, das 8h às 22 horas. A Associação Empresarial de Criciúma fica localizada na Rua Ernesto Bianchini Góes, 91, no Bairro Próspera, em Criciúma.