Embalado pela reabilitação no Catarinense, o tricolor carvoeiro enfrenta o Real Ariquemes às 16h30 em Ariquemes, Rondônia

Criciúma

O Criciúma estreia na Copa do Brasil de 2023 hoje, às 16h30. O clube visita o Real Ariquemes no Valerião, em Ariquemes, Rondônia. Já eliminado na Copa Verde, os donos da casa chegam no jogo como os azarões, e terão que suar muito se quiser eliminar o Tigre da competição.

O Criciúma vem sendo apenas regular na temporada. Nos nove jogos que disputou no Campeonato Catarinense, o time venceu três, empatou cinco e perdeu apenas uma partida. Mas, confiante com as duas vitórias seguidas no Campeonato Catarinense, o Criciúma chega com força total para enfrentar o Real Ariquemes nesta primeira fase.

O time que conta com o ótimo jogador Éder, que jogou a carreira quase toda na Europa e defendeu o São Paulo na última temporada, no time para tentar garantir a vitória e carimbar o passaporte para a próxima fase. Sem contar a premiação monetária que a CBF está pagando nessa temporada. Então, caso ganhe, o Tigre embolsará mais de R$ 1 milhão.

Na temporada, o Real Ariquemes fez apenas três jogos, com duas vitórias, uma na Copa Verde e uma no Campeonato Rondoniense, e uma derrota para o Paysandu, que acabou eliminando o clube da competição regional. O time comandado por André Lima vem confiando no seu atacante veterano Léo Mineiro, de 39 anos, que já tem três gols na temporada nos três jogos em que disputou. Sem nenhum desfalque por lesão, o técnico deve escalar o que tem de melhor para poder conseguir avançar para a segunda fase da Copa do Brasil.

A expectativa de Tencati

O Tigre tem a vantagem do empate, mas o técnico Claudio Tencati espera um placar positivo como resultado da preparação. “A viagem nos proporcionou uma semana mais curta, recuperamos os titulares e os que não jogaram [contra o Figueirense] fizemos o trabalho e foi uma preparação bem feita e é bom ganhar. Não tivemos problemas de lesão e temos o retorno do volante Rômulo que já está integrado ao grupo”, afirmou o comandante carvoeiro.

O treinador tricolor ainda ressaltou que não deve mudar o esquema tático da equipe. “Estamos analisando os detalhes e não pretendemos mudar muito do que está sendo feito. Se encaixou um padrão e os resultados vieram. Não pretendemos mudar o comportamento do modelo. Depende do gramado e do clima e esses fatores podem ser determinantes de um ou outro atleta ir a campo”, destacou.

O adversário do Tigre realizou poucos jogos na temporada e isso tem dificultado a análise carvoeira. “Analisamos dois jogos do adversário pela Copa Verde e eles tiveram um comportamento mais defensivo. No último jogo do estadual mudou o comportamento para agressivo. Isso nos levantou um alerta. A gente acredita que a equipe vai se soltar mais, pois precisa buscar a vitória, já que o empate classifica o Criciúma. Esperamos um time que proponha o jogo”, observou.

Tencati ainda mandou um recado aos carvoeiros. “A equipe tem dado seu melhor em todos os jogos e fora temos um comportamento excelente e uma regularidade boa. Vamos buscar a classificação tentando a vitória. Que o torcedor acredite e tenha fé”, pontua.