Fundai apresentará projeto “Sacola Verde”

60

Lançamento ocorre na terça-feira (4), quando entregará também um novo caminhão de coleta de resíduos recicláveis

A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) apresentará na próxima terça-feira (4), a partir das 16h, na Praça da Matriz São Donato, duas novidades que vão ajudar na colaboração da preservação do meio ambiente. No local, será realizada a entrega de um novo caminhão de coleta seletiva e o lançamento do projeto “Sacola Verde”, que será realizado, no primeiro momento, em parceria com quatro supermercados do município.

De acordo com a superintendente da Fundai, Taynan Toretti, os dois novos serviços visam melhorar o desenvolvimento dos trabalhos. “Com o caminhão próprio, vamos conseguir diminuir os custos com coleta e no projeto Sacola Verde, a intenção é colaborar com a reciclagem do lixo”, comentou.

O projeto Sacola Verde consiste em uma sacola que será adotada pelos supermercados Moniari, Castagneti, Giassi e Abimar, que serão utilizadas para embalar até 30% dos produtos que o cidadão comprar. “O diferencial são as faixas laterais verde, em que o coletor, quando identificar, saberá que se trata de lixo reciclável, o que vai diminuir os rejeitos que chegam ao centro de triagem”, destacou Taynan.

A Fundai também reforça que o projeto está aberto a todo tipo de comércio que deseja compartilhar e desejar dar um destino correto aos resíduos. A assinatura do termo de adesão pelos supermercados já representados e entrega do veículo poderão ser acompanhados também pelo público em geral que passar pela Praça da Matriz.

Cuidados na coleta normal de lixo

Na quarta-feira (26), houve uma reunião entre vereadores e a empresa Racli Limpeza Urbana, que faz a coleta de lixo não reciclável. De acordo com o vereador Lauro Nogueira, a reunião ocorreu em virtude da reclamação dos munícipes. “Nosso objetivo é contribuir em buscar maneiras para as ruas ficarem mais limpas, propostas de projetos de lei que contribuem com a limpeza das vias públicas deverão ser analisadas”, disse Nogueira.

Como resultado da reunião, a empresa responsável pelo serviço vai reduzir ao máximo as quadras de empilhamento do lixo, quando passa o caminhão coletor, com isso evitando que cachorros de rua rasguem as bolsas de lixo ou ocorra vazamento do chorume. Outra medida será a instalação de contentor de lixo é a ampliação da divulgação dos canais de comunicação para sugestões e reclamações dos serviços.

“A participação dos moradores é fundamental para melhorar os trabalhos, pois com estes dados podemos identificar as demandas e resolver os problemas. Nossos caminhões já possuem o telefone para reclamações”, informou o gerente de operações da Racli, Gustavo Costa Lemos.

Uma parceria entre secretarias municipais e a Racli para conscientização da importância de descartar de forma correta o lixo também deverá ser realizada. Costa salientou que a intenção da empresa é sempre prestar o melhor serviço possível. “Sempre orientamos nossos funcionários para realizarem a limpeza da estrada quando houver lixo ocasionado pela coleta, mas vamos reforçar sobre esse procedimento”.