Estado confirma 42 mortes e 1.170 casos de Covid-19

31

Em Içara, o Hospital São Donato tem um leito ocupado para tratamento de coronavírus

Da Redação

Santa Catarina tem 1.170 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O número foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva ontem (23). Desde o início da pandemia, 42 mortes já foram causadas pela doença respiratória.

As três mortes a mais ocorreram na região da Foz do Rio Itajaí: uma mulher de 74 anos de Balneário Camboriú, um homem de 62 anos de Itajaí e um homem de 51 anos de Itapema.

Este último trata-se do médico Gastão Dias Júnior, que trabalhava no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. “É uma pessoa que estava na linha de frente do combate ao coronavírus, registramos o nosso pesar à família e à família da saúde em Santa Catarina, que lida diariamente com doenças infecciosas, agora com o novo coronavírus. Quem se envolve nessa missão são pessoas especiais”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Um leito ocupado no São Donato

Em Içara, o Hospital São Donato tem um leito ocupado para tratamento de coronavírus. Está em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva um homem de 46 anos de Sangão com resultado positivo para Covid-19. Ele permanece sob ventilação mecânica. Um içarense de 56 anos que também está na UTI, por sua vez, teve a suspeita de Covid-19 descartada por meio de exame laboratorial. Até então, ele seguia isolado.

Três municípios registram os primeiros casos

Jaborá, Salete e Vargem Bonita foram incluídos na lista dos municípios que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 103 cidades. A maior quantidade está em Florianópolis, que contabiliza 249 casos, seguida por Joinville (114), Blumenau (86), Balneário Camboriú (63), Camboriú (62), São José (48), Criciúma (47), Itajaí (45), Brusque (37) e Tubarão (34).

Há 106 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (53) e suspeitos (53). A ocupação de UTIs reservadas para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são ao todo 395, é de 16,2%. Desde o início da pandemia, 162 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.