Presença dos animais é devido ao espaço estar localizado em um corredor florestal, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro Cechinel

Criciúma

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², desde a sua inauguração, no dia 6 de janeiro de 2023, tem se tornado o lar de diversas espécies de animais que habitam na fauna silvestre criciumense. Os animais aparecem no entorno do parque devido ao espaço estar localizado em um corredor florestal, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro Cechinel, ajudando a fortalecer o contato com a natureza e a encantar os visitantes que passam pelas estruturas do novo Parque Astronômico de Criciúma.

“Conhecendo um pouco mais as belezas dos espaços florestais, os seres humanos percebem a importância e tendem a ajudar e proteger as áreas ambientais. Então, tendo esse contato mais direto com a fauna e flora da nossa região, as chances de preservação e cuidados aumentam, cada vez mais, consideravelmente com o passar dos anos”, pondera a diretora de Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

De acordo com o biólogo da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri), Vitor Bastos, as espécies que aparecem e chamam a atenção dos visitantes são: aves como o tucano de bico verde, araquãs, sábias, sairás e, também, espécies de corujas florestais como a mocho-diabo. “Já de mamíferos, temos registrado ouriços-cacheiros, cutias, quatis, gambás e, recentemente, também temos escutado o ronco do bugio que vem sendo uma espécie rara para o município”, comenta.

Quais cuidados é preciso ter?

Porém, mesmo os animais encantando os visitantes que passam no entorno do parque, o biólogo explica que é preciso ter cuidados e manter distância de qualquer animal silvestre. “Todas as espécies que foram encontradas possuem hábitos pacíficos. Mas, como são animais silvestres, eles podem se sentir ameaçados quando humanos estiverem por perto dos seus habitats naturais. Principalmente, se existirem espécies de filhos próximos. Então, as pessoas precisam apreciar suas belezas naturais sem necessitar chegar perto ou encostar em cada um deles”, pontua Bastos.

Imersão ao universo e contato com a natureza

Segundo a gerente administrativa do Parque Astronômico de Criciúma, Andreia Zomer, a presença de animais silvestres com a prática de imersão ao universo realizada no local tende a aumentar a atratividade turística do parque. “Cada uma das espécies que registramos embelezam todo ambiente do parque. Sendo assim, toda a estrutura se torna um ponto estratégico de estudos astronômicos e, de observação das belezas que vivem na extensa área florestal que pertence a Criciúma”, afirma.

Funcionamento do parque

O Parque Astronômico de Criciúma funciona todos os dias, das 9h às 21h, no Morro Cechinel. As atividades de observação nos telescópios ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. Já as sessões guiadas no parque e no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, em três horários: 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões custa R$ 10 por pessoa e pode ser adquirido no local.

Porém, crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões têm direito a meia entrada.