Em parceria com o Senai, prefeituras possibilitam a qualificação profissional em diversas áreas

Içara e Morro da Fumaça

As escola profissional municipais criadas pelas prefeituras em parceria com o Senai iniciaram também as atividades de 2023, mas ainda tem vaga. Em Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, cinco turmas da Escola Profissional Municipal começara na segunda-feira (13). As aulas serão de panificação e confeitaria no Bairro Esplanada, costureiro industrial do vestuário no bairro Vila Nova e Modelista de Roupa no bairro Jardim Elizabete.

“Além de oferecermos uma nova oportunidade para as pessoas ensinando uma nova profissão, também contribuímos significativamente com as empresas e indústrias da cidade que enfrentam muitas vezes dificuldades para preencher seus quadros”, garantiu a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. “Temos vários casos de alunos que mudaram de vida profissionalmente depois de fazer os cursos profissionalizantes em parceria com o Senai”, enalteceu a supervisora dos cursos de curta duração do Senai Criciúma, Izamara Fabre Custódio.

Este é o terceiro ano da Escola Profissional Municipal de Içara. Por meio da iniciativa, a cada ano, 400 novos profissionais saem qualificados para o mercado de trabalho. No dia 17 de fevereiro, terá início também o curso de Técnicas de Soldagem, realizado em parceria com a Librelato.

Matrícula até amanhã

Em Moro da Fumaça, por outro lado, há matrículas abertas nesta semana na Escola Profissional Municipal Idalina Machado de Freitas. O período para inscrições termina amanhã (16). Os interessados em se matricular devem ir até a sede da instituição, portando documento de identificação. A oportunidade também é válida para moradores de outros municípios.

Segundo a diretora da Escola Profissional Municipal, Dionéia Saviatto Maccari, são quase 250 vagas disponíveis para sete cursos diferentes: Artesanato (40); Corte e Costura Tradicional (20); Costura Industrial (20); Crochê, Patchcolagem e Ponto Cruz (40); Informática (42); Pintura em Tecido (40); e Pintura em Tela (40).

“Em todos os cursos temos vagas para os períodos vespertino e noturno. Enquanto os cursos de Corte e Costura Tradicional e Costura Industrial possuem duas aulas por semana, os demais são apenas uma aula semanal. São turmas de no máximo dez alunos para que nossas instrutoras profissionalizantes possam atender a todos com máxima atenção”, destaca.

A sede da Escola Profissional Municipal fica na Rua José Guglielmi, nº 140, no Centro. Mais informações também podem ser sanadas pelo telefone (48) 3434-2249. O horário de funcionamento do local é das 13h às 20h.