Vento chega a 100 km/h na região Sul

136

Arroio do Silva e Tubarão foram mais atingidos, mas Criciúma e Içara também tiveram problemas com o breve temporal

O céu em Içara e Criciúma começou a fechar ontem por volta das 13 horas, mas antes disso fortes ventos já haviam feito estragos em Arroio do Silva, no extremo-sul catarinense. A Epagri/Ciram registrou ventos de 100km/h no balneário. Na Barragem do Rio São Bento, o vento chegou a 78 km/h. Em Içara, 75 km/h, e Urussanga, 61 km/h. Havia alerta para chuva de granizo, mas só foi registro em Siderópolis.

Em Tubarão, na Amurel, o vento chegou à marca de 75 km/h, derrubaram postes e placas publicitárias. Apesar de menos forte, 21 mil residências ficaram sem luz até por volta das 15h30 por causa de quedas de árvores ou objetos que atingem a rede. Em Jaguaruna, a ventania chegou aos 70 km/h.

Temperatura cai 14º em uma hora

A temperatura caiu alguns graus também. Marcando 35º às 13 horas na Estação Meteorológica da Satc, caiu para 21º às 14 horas. Na região carbonífera, cerca de 1,5 mil residências ficaram sem energia por algumas horas também.

“Houve rompimento de cabo, queda de postes, muito objeto arremessado na rede, lona, outdoor, telhas. Tudo isso contribuiu para os desligamentos, incluindo árvores arrancadas”, informou o gerente da regional de Criciúma da Celesc, Zulnei Casagrande.

Na região da Próspera, 303 residências ficaram sem energia. Já em Jaguaruna, mais de 6,5 mil casas tiveram falta de luz e em Araranguá, mais de 1,1 mil.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Criciúma, que já está em Operação Primavera, período de grande variação climática, informou que houve queda de luz em todo o município no começo da tarde de ontem, a partir do temporal. Também foram registradas quedas de árvores em diversos pontos da cidade. A chuva no município começou por volta das 13h45 e foi até as 14h10, registrando 16 milímetros de água.

No bairro Santa Bárbara, uma árvore caiu sobre a rede elétrica, deixando mais de 300 residências sem energia durante a tarde.