No Rincão, o ano letivo da rede municipal começa só depois do Carnaval e em Criciúma será nesta quarta-feira. Escolas estaduais e privadas já estão funcionando

Criciúma

Os estudantes da rede pública e municipal de 11 dos 12 municípios da Amrec voltaram ontem à rotina da sala de aula. Em Criciúma, a abertura do ano letivo movimentara mais de 22 mil estudantes a partir de quarta-feira (15). A única cidade onde o recesso continua é no Balneário Rincão. Por lá o ano letivo começa apenas após o Carnaval. As escolas estaduais e privadas já estão funcionando desde ontem também.

Içara

A rede municipal de ensino de Içara viu a movimentação de mais de 6,7 mil estudantes desde a educação infantil até o ensino de adultos, que se encaminharam para as 47 unidades de ensino. Ontem mesmo o material escolar gratuito começou a ser distribuído para os estudantes.

“Fizemos grande esforço para deixar tudo pronto nas unidades e para deixar nossos profissionais também estimulados e preparados para mais um ano de intenso trabalho”, destacou a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud. “Tivemos uma experiência muito especial ao testemunhar a volta às aulas em uma escola, principalmente pelo fato de vermos a alegria das crianças ao receber novamente o kit com material escolar nesta segunda-feira”, acrescentou a prefeita Dalvania Cardoso.

No município, no próximo dia 23, os CEIs Reino Encantado em Vila São José e Paraíso da Mamãe no Jardim Elizabete também irão iniciar atividades após reformas. No mesmo dia, será inaugurado o Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai. Além disso, a EMEF Padre Pacífico Dagostin será reaberta na última semana de fevereiro após reformas e até maio o novo CEI da Vila Nova também será inaugurado.

Criciúma

A Secretaria de Educação de Criciúma já recebeu os 1,3 mil professores da rede municipal e aguarda apenas os alunos, que chegam nesta quarta-feira. E serão 22 mil. por meio da Aula Magna na manhã desta sexta-feira (10). Mais de 1,3 mil professores acompanharam a palestra do neuropsicólogo e especialista em preparação de equipes, Eduardo Shinyashiki, no Centro de Eventos Flor de Lis. O corpo docente se preparou para a volta às aulas, que está marcada para o dia 15 de fevereiro.

Escolas privadas

As escolas privadas também iniciaram as aulas. No Colégio Satc, por exemplo, o ano letivo começou para estudantes da educação infantil, ensinos fundamental, médio e técnico. Houve recepção aos alunos com atividades lúdicas e de integração. “Foi uma recepção bem calorosa. Diferente dos últimos anos, hoje está tudo mais animado. É muito bom ver nossos alunos retornando”, comentou a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli Coral.

Da mesma foram, no Colégio Unesc, houve a recepção de alunos e familiares. “O primeiro dia de aula é sempre um momento de emoção, principalmente para os pais dos alunos que estão chegando pela primeira vez na escola”, disse a diretora Marcela Gava da Silva, falando do clima de emoção, sorrisos e abraços desta largada para o mundo da sala de aula.