Foram 16 profissionais da saúde que irão ajudar a salvar vidas e estimular novos doadores

Içara

Para atender a um pedido do Hemosc que iniciou nova campanha de doação de sangue, 16 servidores municipais da área da saúde se mobilizaram e foram até o hemocentro para realizar a doação na quinta-feira (2). O ato, além de ajudar a aumentar o estoque de sangue, também serve para estimular e sensibilizar a população em geral a participar da campanha.

“É um gesto de solidariedade que salva vidas. Reforçamos a importância de as pessoas adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue, pois além de ser um procedimento rápido e simples, com apenas uma doação, até quatro vidas podem ser salvas”, comentou a coordenadora da atenção básica municipal, enfermeira Shirley Gazola, que também participou da doação.

O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos, pois o consumo é diário e contínuo, seja para situações de urgências, emergências, intervenções médicas de grande porte e complexidade e para pacientes com doenças crônicas graves. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, estar bem alimentado e descansado, ter bom estado de saúde e apresentar documento original com foto atualizada.

Hemosc mobiliza secretários

Duas colaboradoras do Hemocentro Regional de Criciúma (Hemosc) estiveram na reunião mensal da Comissão Intergestores Regional de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIR-Carbonífera) pedindo a colaboração no transporte de doadores de sangue na manhã de quinta-feira (2). Conforme os números apresentados, a região teve um déficit negativo de doações de 2.407 bolsas de sangue em 2022.

Os 11 hospitais da região carbonífera consumiram 17.735 bolsas, enquanto as doações foram de 15.328 bolsas, segundo dados do Hemosc de Criciúma. Segundo as colaboradoras do hemocentro Daniela Elias e Ana Rubia Zanette, essa diferença é compensada por meio de parcerias do Hemocentro de outras regiões do Estado, como Tubarão e Florianópolis.

“Precisamos de doações todos os dias”, afirma Daniela. Segundo ela, o período atual de férias sempre é mais crítico, pois os doadores acabam esquecendo, ou até não doando, além de registro maior de acidentes. Uma mobilização para doações aos sábados também está sendo pensada junto aos municípios. Conforme as colaboradoras, uma bolsa de sangue pode salvar de 3 a 4 vidas.