Um complexo para o turismo

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro aproveitou uma visita de técnicos da Caixa Econômica Federal para levar a imprensa de Criciúma até a obra do Mirante que está sendo erguido no Morro Cechinel. A obra deve ser concluída em junho do próximo ano e é apontada por Salvaro como um complexo para impulsionar o turismo da cidade. “Sei que turismo é um processo lento, que depende de obras, de atrativos e leva tempo para se consolidar. Eu lembro quando o prefeito Rogério Frigo trouxe a Gôndola. Anos depois é que Nova Veneza se tornou essa referência e Criciúma será assim”, pontou.

Parque e observatório

Além do Mirante, a estrutura que aos poucos ganha forma no Morro Cechinel já tem um obelisco em homenagem aos 200 anos da independência e terá ainda um observatório. “E essa área de mata será transformada em um grande parque ambiental. Essa área aqui abaixo do mirante era um condomínio. Fizeram um loteamento. Então o município comprou essa área e vai preservar tudo. Vamos ter tirolesa, trilha de caminhada, herbário, área para lazer, piquenique, será um grande parque para as famílias de Criciúma. O observatório será inaugurado em seis de janeiro, o observatório que terá 28 metros de altura, será inaugurado em junho e o parque vai ser implantado com os recursos oriundos do Fonplata dois”, detalha Salvaro.

Elevador

Em conversa com a imprensa, o prefeito também destacou que não desistiu do projeto do elevador que vai ligar a estrutura do parque até a mina de visitação. “A obra teve um problema técnico no projeto e que está sendo ajustado. Ela vai sair. Claro que também vamos reordenar o recurso. Ele viria do Plano 1000, agora temos que aguardar, mas o projeto vai ser implantado”.

Fonplata

Salvaro também aproveitou para destacar o empenho da equipe na liberação deste segundo contrato com o Fonplata. “Entre o empréstimo e o aporte de contrapartida são mais de 160 milhões em valores de hoje que serão usados para continuar transformando Criciúma. É preciso lembrar que só quatro cidades no Brasil tiveram esse recurso aprovado. Criciúma é uma delas e isso mostra o quanto nossa cidade está saneada”.

A inovação

A Satc reuniu a imprensa ontem à tarde para apresentar os detalhes de seus projetos de inovação. A entidade caminha a passos largos para ser a maior referência da região nesse quesito. E não se trata de falar apenas em tecnologia limpa, a Satc inova em todos os setores e atrai cada vez mais startups que querem transformar ideias em projetos de sucesso de alto valor agregado. Em parceria com a Basecamp de Israel, a Satc prepara a ampliação de seu hub de inovação com a construção de mais um prédio. A entidade também caminha a passos largos para a transformação de pirita em zeólita, para a captura do Co2. “São apenas dois itens de uma gama gigante de ações que estamos desenvolvendo para agregar valor a Criciúma e a região”

Grande sucesso

Festa das crianças da Cooperaliança terminou com grande sucesso. Evento realizado nesta quarta-feira reuniu mais de 1,4 mil crianças. Garotada teve acesso a guloseimas, brincadeiras, brindes e aproveitou de graça um grande dia da criança. Ação importante do braço social da Cooperativa que está cada vez caminhando mais próxima dos seus associados. Comprimentos aos funcionários que voluntariamente organizaram e trabalharam para que a festa saísse.