Ação encerra-se na próxima sexta-feira, mas os pais podem comparecer nos postos de saúde durante a semana

Içara e Criciúma

O município de Içara já atingiu 84,7% do público alvo, crianças de 1 a menores de 5 anos, na campanha nacional contra a poliomielite, ou seja, 2.673 das 3.157 já receberam as gotinhas do imunizante. Com a meta de chegar a 95%, a campanha segue até sexta-feira (30).

Paralelamente, acontece a campanha de multivacinação que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

A vacinação acontece em 11 unidades de saúde: Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Liri, Vila Nova, Boa Vista, Esplanada, Aurora, Raichaski e Jaqueline. Além destes locais, a gotinha contra a pólio, exclusivamente, também é distribuída nas unidades dos bairros Jussara, Vila Nova II, Demboski, Cristo Rei e Jardim Silvana.

Multivacinação no sábado em Criciúma

Já a Secretaria de Saúde Criciúma irá realizar mais uma mobilização para vacinação no próximo sábado (1º de outubro) e será o último mutirão da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação vai acontecer no Parque Prefeito Altair Guidi, das 9h às 16h. Até agora, Criciúma atingiu 70% do público alvo. A meta é vacinar 95% do grupo. No dia da vacinação, o menor de idade precisa estar acompanhado de um responsável e portando caderneta de vacinas.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, no último sábado (24) foram vacinadas 130 crianças, sendo que 47 receberam doses da poliomielite. Ao todo, 7.690 crianças foram vacinadas durante toda a campanha. “Criciúma possui o total de 11.001 crianças com menos de cinco anos de idade, ou seja, ainda precisam ser vacinadas 2.761 pessoas, para que a meta seja atingida”, afirmou.

A campanha contra a poliomielite e multivacinação iniciou no dia 8 de agosto e foi prolongada até final de setembro, para que mais crianças pudessem ter acesso à vacinação. “O objetivo é vacinar o máximo de pessoas possíveis, até atingirmos a meta de 95% vacinados. A Secretaria de Saúde alerta os pais que ainda não puderam levaram seus filhos nas Unidades Básicas de Saúde durante a semana, que aproveitem a última oportunidade neste sábado”, ressaltou o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.