Bauer em Brasília

Sondado desde dezembro de 2018 pelo Governo Federal, o catarinense Paulo Bauer (PSDB) aceitou nessa quinta-feira ser o novo secretário especial da Casa Civil para o Senado Federal. Ele assume o trabalho na próxima segunda-feira, quando inicia a função no quarto andar do Palácio do Planalto. Bauer, que encerra o mandato de senador, terá uma série de missões. Será o responsável pela interlocução do Palácio do Planalto com os senadores, buscando a harmonia no relacionamento deles com a Presidência da República, com o ministro da Casa Civil e com os demais ministros de Estado.

Os desafios do presidente

Doze milhões e 200 mil desempregados. Esse foi o número de brasileiros que terminou o ano passado procurando emprego. Um dado que mostra que a situação ainda é delicada e que a recuperação deve seguir lenta.

Falou muito

O governador Carlos Moisés esteve ontem no Bom Dia Santa Catarina. Aproveitou para falar sobre os seus 30 dias de governo. Falou muito, mas disse nada. Claro que ele está só aquecendo, mas é evidente que a população está com a expectativa em alta. Como disse no ano passado, é preciso cuidado para que toda a expectativa gerada não se transforme em uma frustração do mesmo tamanho.

Discordando

Nesta entrevista dada à NSC, Moisés foi contra a postura da deputada eleita Ana Caroline Campagnolo. Ela quer que os alunos filmem professores que falem de política na sala de aula. “Na sala de aula o professor é autoridade. Penso que aluno nem deve ter celular em sala de aula”, afirmou.

 

Voltando

Depois de Davos e da cirurgia, Bolsonaro já voltou a despachar como presidente. Faz isso em uma sala montada no próprio hospital. Com a volta do funcionamento na Câmara e no Senado, o governo deve começar a fazer andar alguns temas importantes, como a reforma da Previdência. Meta é aprovar o que for possível ainda no primeiro semestre.

Educação

O percentual de matrículas em tempo integral em escolas públicas, ou seja, de estudantes que passam sete horas diárias na escola, participando de diversas atividades, caiu no ensino fundamental, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2018, divulgados nessa quinta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já no ensino médio, o número cresceu. De acordo com o censo, o percentual de matrículas em tempo integral passou de 16,3% no ensino fundamental, nas escolas públicas, em 2017, para 10,9% em 2018. Esse percentual chegou a 19,4% em 2015.

Multando

Governo de Morro da Fumaça deve ampliar a fiscalização dos terrenos baldios na cidade.  A mistura de calor e umidade nos últimos dias acabou aumentando a presença de mato nesses locais. Quem não limpar, acaba pagando multa.

Em observação

Há cerca de 20 dias, a primeira-dama de Içara, Ceneli de Freitas Gastaldon, sofreu uma fratura no tornozelo. Na recuperação, acabou sendo surpreendida, na madrugada dessa quinta-feira, por uma embolia pulmonar. Precisou ser levada à UTI, mas está bem. Segue lúcida e em observação. Expectativa é de que em breve seja liberada para voltar a comandar os serviços sociais que realiza à frente da FAI.

Ampliando escola

Governo de Içara vai comprar um hectare que existe atrás da escola José Fernandes. Objetivo é assegurar a área e permitir espaço para futura ampliação do local. “Vamos continuar investindo pesado em educação”, assegura o prefeito Murialdo Gastaldon.

Na Câmara

A posse dos deputados na Câmara Federal também ocorre nesta sexta-feira, com o início da 56ª legislatura acontecendo de fato na segunda-feira. Entre os 16 eleitos por Santa Catarina, três são da Região Carbonífera: Geovania de Sá, a única reeleita entre eles, Ricardo Guidi, que deixa a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e assume uma cadeira na Casa, além de Daniel Freitas, fora da Câmara de Criciúma desde a cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, por infidelidade partidária – trocou o Progressistas pelo PSL. Se a sigla anterior barrou sua candidatura até a deputado estadual, a nova lhe garantiu um lugar no Congresso Nacional, com mais de 140 mil votos recebidos em outubro.

Composição

O reinício dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados será marcado por um novo balizamento de forças entre os 30 partidos com representantes eleitos para esta legislatura (2019-2023). O resultado das eleições de outubro de 2018 mostra PT e MDB com bancadas reduzidas em relação à legislatura anterior; e partidos até então com pouca representatividade, como o PSL, com mais espaço na Casa.

Perdas

O MDB teve a maior perda, saindo de 65 deputados eleitos em 2014 para apenas 34 parlamentares em 2018. O PT, que em 2014 elegeu 69 deputados, perdeu 15 cadeiras na última eleição e terá 54 deputados.

Ganhos

Por outro lado, o PSL – partido do presidente da República, Jair Bolsonaro – saiu de um deputado eleito em 2014 para 52 deputados em 2018. O estreante Partido Novo, que não tinha representantes eleitos, conquistou oito vagas no último pleito.