Na madrugada de quarta, a temperatura pode chegar aos 2ºC na região. Se o vento parar, pode cair até para -2ºC. A máxima não vai passar de 14 graus. Na quinta-feira, pode marcar -1ºC, -2ºC na região e na sexta-feira também pode ocorrer temperatura negativa

Içara, Criciúma e Região

A passagem de uma frente fria ao longo de hoje (27) e a entrada de uma grande massa de ar polar provoca um declínio acentuado das temperaturas na região Sul do País, mas com temperaturas mais baixas nas regiões Carbonífera e Serrana. “Na madrugada e início da manhã de quarta-feira (28), a temperatura pode chegar aos 2ºC na região. Se o vento parar, pode cair até para -2ºC. A máxima não vai passar de 14 graus. Na quinta-feira, pode marcar -1ºC, -2ºC na região e na sexta-feira também pode ocorrer temperatura negativa”, informa o climatologista da Epagri Márcio Sônego.

Diante das condições climáticas, o que fazer para evitar ou reduzir eventuais danos? Para o coordenador Regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Rosinei da Silveira, a resposta passa pela preparação e pela informação. “Não estamos querendo gerar pânico em ninguém, apenas chamar a atenção para os cuidados. Também pedir à população que acompanhe as notícias pelos órgãos oficiais de imprensa, que assim vai receber a informação de maneira correta”, aconselha.

De acordo com Rosinei, a partir das informações que chegam dos serviços de meteorologia, a Defesa Civil está preparando os municípios e a população para o enfrentamento do frio intenso, sobretudo no atendimento aos mais vulneráveis, como moradores de rua, idosos, crianças e enfermos.

“A recomendação para a população em geral é evitar viagens externas, dar preferência ao home office, se agasalhar, proteger animais domésticos, além de evitar locais com pouca ventilação ou que possam levar a aglomerações, devido aos cuidados necessários em razão da pandemia de coronavírus”, pontua.

Agricultura e criação de animais

Aos agricultores, a recomendação da Defesa Civil e da Epagri é para que tenham um sistema de proteção às culturas. “Se a previsão se confirmar, pode ocorrer perda em plantações mais sensíveis ao frio, principalmente se houver geada. Mudas de fumo, por exemplo, precisam ficar abrigadas do frio e as hortaliças também devem ser cobertas, se não forem cultivadas em estufas”, orienta Sônego.

De acordo com o doutor em Climatologia, o que pode evitar ou diminuir o risco de geada nos próximos dias é a ocorrência de vento. “Em relação aos criadores de animais, a partir de terça-feira à noite a recomendação é para recolher as criações, principalmente os filhotes”, afirma.

Na apicultura, os produtores precisam garantir que as abelhas tenham comida nas colmeias. Também devem colocar uma proteção térmica em cima da caixa, para manter o calor, e proteger a entrada da caixa do vento frio. Conforme a Epagri, o frio intenso pode provocar o resfriamento do ninho e até morte de larvas.

Os bananicultores devem ensacar os cachos para evitar maior dano pelo vento frio da quarta e quinta (chilling). Para quem pode, a recomendação é aplicar adubação com Potássio na segunda e terça, dias que antecedem o frio.

Assistência Social

Içara conta com três equipamentos sociais, sendo um bazar solidário, que está localizado no Centro de Eventos do Setor de Fomento as Atividades Inclusivas, na Avenida Procópio Lima, com atendimento das 8h às 17h. A população que precisa de ajuda pode procurar ainda o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros Esplanada e Jaqueline ou contar com os serviços de acolhimento social no telefone (48) 99187-5565.

“Temos roupas disponíveis no bazar e no Cras dos dois bairros. Cada pessoa pode pegar até quatro peças, basta ser morador de Içara. Vamos estar fazendo rondas e visitando as famílias que mais precisam de apoio. Hoje o município não conta com moradores de rua, mas sim com famílias em vulnerabilidade social”, lembra o secretário de Assistência Social, Eduardo Michels Zata.

Uma ronda também vai ser realizada por voluntários. “Vamos receber o auxílio do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), liderado por proprietários de veículos 4×4. Serão mais de 10 pessoas que vão estar visitando as casas de famílias que precisam de cobertores e agasalhos”, reforça o secretário da Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra.

Em Criciúma, a Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) também está reforçando a disponibilização dos equipamentos sociais existentes no município para atendimento à população durante a onda de frio intenso, prevista pelos meteorologistas para chegar esta semana à região. O município ainda dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Casa de Passagem. O Centro Pop está localizado na rua Martinho Lutero, 179/325, e a Casa de Passagem na rua Giácomo Sônego, 415, ambos no bairro Pinheirinho.

Os chamados em relação a atendimento de ocorrências relacionadas ao frio devem ser feitos para a Defesa Civil nos telefones 199, (48) 3437-5342 e 9 9162-9006. Colaboração de Andreia Limas, do Canal Içara; da Epagri; e das assessorias de imprensa do governo estadual das prefeituras de Içara e Criciúma.