Operação Primavera 2019 terá foco na prevenção de desastres naturais

62

Operação foi lançada na tarde de ontem, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil, em Florianópolis

A Defesa Civil Estadual lançou ontem a Operação Primavera 2019, que busca integrar todos os órgãos e as instituições catarinenses em ações conjuntas para antecipação de desastres. Nos próximos três meses, haverá exposições, palestras, simulados e capacitações, num total de mais de 150 eventos em todas as regiões do Estado.

O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, explicou que a primavera é, historicamente, a estação em que ocorre o maior número de ocorrências relacionadas ao clima em Santa Catarina. Por conta disso, decidiu-se realizar esse ciclo de eventos como uma maneira de conscientizar o máximo de pessoas possível.

“Queremos trabalhar nesses três meses com gestão de risco e incentivar uma discussão na sociedade sobre a proteção em Defesa Civil. Precisamos também estimular os municípios para que eles sejam resilientes, além da autoproteção das pessoas”, afirmou.

Para esta semana, estão programados a criação do serviço de voluntariado em Defesa Civil e o lançamento do Programa SC Resiliente, que fortalecerá a cultura de resistência a desastres no Estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa. O chefe da Defesa diz ainda que, por meio do programa, será feito um ranqueamento dos municípios em relação aos serviços de proteção em Defesa Civil:

“Teremos também seminários sobre clima, gerenciamento costeiro, gestão de recursos hídricos. Ocorrerão também a limpeza de rios, a entrega de pontes e obras. Enfim, são diversas ações que acontecerão de uma maneira bastante descentralizada por todo o Estado”.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Risco de chuvas e vendavais

Em Criciúma, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) fará a abertura da Operação Primavera e do Curso Básico de Agente da Defesa Civil Voluntário hoje, no plenário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

A Operação Primavera da Compdec tem o intuito de evitar desastres relacionados às chuvas e vendavais. Serão desenvolvidas atividades como ação de drenagem e limpeza de bocas de lobo, plantio de árvores nos leitos de rios e palestras em escolas da rede municipal de ensino.

Já as podas e cortes de árvores com iminência de risco serão realizadas em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O desassoreamento e limpeza de rios e córregos ocorrerão nos bairros Quarta Linha, Rio Maina, Sangão, Montevidéu, Vila Francesa, Vila Selinger e Primeira Linha.