Além das indústrias, Mario Cezar de Aguiar conheceu o trabalho realizado por prefeituras e entidades de Içara, Criciúma e Orleans

Içara

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, finalizou na terça-feira (31) a agenda de visitas à região Sul do estado. Ao longo dos dois dias, foram realizadas visitas a indústrias, órgãos públicos e entidades de classe nas cidades de Içara, Criciúma e Içara. Além do vice-presidente regional, José Carlos Sprícigo, Aguiar esteve acompanhado dos diretores de educação e tecnologia, Fabrizio Machado Pereira; jurídico e institucional, Carlos José Kurtz; de inovação, José Eduardo Fiates; e corporativo, Alfredo Piotrovski.

“Nós queríamos conhecer melhor as demandas da região, as potencialidades que são bastante significativas para a economia catarinense. O Sul tem uma indústria muito forte, muito diversificada e essa parceria junto ao Sistema Fiesc pode ajudá-lo a crescer ainda mais”, disse Mario. “É uma sinergia que estamos criando para fazer com que essa região tenha um crescimento ainda mais significativo, desenvolvendo, assim, ainda mais o estado de Santa Catarina e o Brasil”, completa.

“Essa visita possibilita que o presidente apresente as novidades da indústria catarinense e também conheça nossas reais necessidades”, afirma o vice-presidente da Fiesc para a região Sul, José Carlos Sprícigo. “Tanto as visitas às prefeituras e indústrias quanto a conversa com os presidentes dos sindicatos industriais possibilitaram uma escuta ativa e, com certeza, irá atender os anseios e demandas da nossa região. É preciso conhecer para atender. Por isso que esses dois dias de visitas à nossa região foram tão importantes” acrescenta.

Fiesc na Acic

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu também na terça-feira o presidente da Fiesc e diretores, para um momento de integração entre as entidades. A união em prol de ações e demandas que promovam o desenvolvimento socioeconômico norteou as discussões. “Estamos muito felizes em receber a diretoria da Fiesc para que possamos reforçar a parceria com a federação, que tem feito um trabalho intenso de aproximação com as entidades empresariais nos últimos anos. Muitas ações já estão sendo promovidas de forma conjunta, especialmente, na área de comércio internacional, no apoio às micro e pequenas empresas, na educação, legislação, mas queremos ampliar ainda mais esse trabalho”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Zanette reforçou que a gestão da entidade para os próximos anos está baseada em eixos de atuação, como educação básica e profissionalizante, micro e pequenas empresas, negócios internacionais, tecnologia e inovação, infraestrutura, legislação e comunicação. O apoio para a melhoria na infraestrutura também foi levantado pelo presidente da Acic, que citou o Porto de Imbituba, o Aeroporto Regional de Jaguaruna, a conclusão da BR-285, a triplicação da BR-101, investimentos no modal ferroviário e a oferta de gás natural como as principais demandas que devem receber atenção e esforços no momento.

Mario Cezar de Aguiar disse que a federação representa o setor da indústria que é o coração de Santa Catarina. É o setor que mais emprega no Estado, que mais recolhe tributos para o Estado e para a União, por isso, a importância da indústria ter participação nas decisões. A Fiesc tem uma participação fundamental na área da educação, com a atuação do Sesi e do Senai.  Com os investimentos que faremos em Criciúma, estaremos muito mais preparados e adequados para atender essa importante região”, acrescenta.

Novo Senai

O presidente da Fiesc disse ainda que serão investidos mais de R$ 90 milhões até 2025 na implantação de uma nova sede do Senai, com 9,18 mil metros quadrados, em Criciúma. O investimento começou já em 2022, com a aquisição de um terreno de 24 mil metros quadrados, localizado nas proximidades de outras instituições de educação profissional e superior.

Neste momento, está em elaboração o projeto executivo da obra física, que abrigará todos os cursos de educação profissional. No total, serão 12 salas de aula e 45 laboratórios didáticos e de serviços.

Com a instalação da nova sede do Senai, a estrutura existente atualmente no bairro Comerciários será totalmente destinada ao Sesi, que adicionará 5 mil metros quadrados às suas edificações locais, ampliando a capacidade de oferta de turmas da educação infantil ao ensino médio.