Autorizações de cateterismo, com a fila zerada, ressonância e colonoscopia serão entregues em fevereiro

Içara

A Prefeitura de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, definiu os três exames cujas filas apresentam maior urgência para entrega das primeiras autorizações do programa Zera Fila e a quantidades deles neste início de 2023. São eles: 70 cateterismos, 300 ressonâncias magnéticas e 120 colonoscopias. Com o volume a ser distribuído, a fila de cateterismo será, inclusive, zerada. 

O programa consiste em o município comprar os exames com recursos próprios para diminuir a espera dos pacientes na fila do SUS. Desde 2021, foram realizados 12.337 procedimentos dentro do programa, com investimento superior a R$ 2,3 milhões de reais. Mais de 34 procedimentos entre exames, consultas com especialistas e pequenas cirurgias já foram realizados por meio do Zera Fila.

“Estamos retomando com o início do novo ano e com o objetivo, inclusive, de melhorarmos ainda mais os números”, comentou o secretário de saúde Sandro Ressler. “O Zera Fila não é uma invenção nossa. Acompanhei em outras prefeituras onde trabalhei a realização deste projeto e trouxemos para Içara, pois se deu certo lá está dando certo aqui também”, explicou a prefeita Dalvania Cardoso.