Reconhecimento foi divulgado pelo estudo de Mapeamento Startup Santa Catarina 2022, com um total de 55 empresas mapeadas

Criciúma

Por meio dos processos de desburocratização e pela facilidade na abertura de novos negócios com foco em projetos de inovação, Criciúma ganha destaque e é reconhecida como a quarta cidade no estado de Santa Catarina em número de startups. O reconhecimento foi divulgado pelo estudo de Mapeamento Startup Santa Catarina 2022 realizado pelo Sebrae/SC, destacando um total de 55 empresas mapeadas no ramo de projetos inovadores presentes no município.

O estudo considerou como startup toda empresa inovadora com o potencial de crescimento, sendo examinadas individualmente por meio de alguns critérios de seleção estabelecidos durante o processo de mapeamento. Como, por exemplo, as startups precisavam ter a inovação no centro do negócio, estar em atividade no momento da realização do estudo e ter a sede da operação presente no estado de Santa Catarina.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, o destaque é um resultado e reconhecimento de todo trabalho que o município de Criciúma vem trabalhando neste ramo de empreendedorismo. “Basicamente, nosso foco é criar um ambiente regulatório e de incentivo, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de novos projetos e negócios na cidade”, destacou.

O diretor também frisou que o empreendedorismo no ramo de startups vem ganhando foco no município desde 2018. Principalmente, com a aprovação da Lei de Inovação, com a criação do Fundo Municipal de Inovação e com o lançamento do Programa Inova Criciúma que está na sua terceira edição agora em 2023.

“Com todos os processos realizados na Casa do Empreendedor estamos trabalhando no incentivo a desburocratização, com a finalidade de proporcionar a facilidade durante as aberturas de empresas e de novos negócios em nosso município. Desse modo, favorecendo o surgimento de startups, incentivando a ampliação de negócios inovadores e trazendo mais olhares de investimentos para fortalecer o mercado econômico em nosso município”, ponderou Potelecki.

Inova Criciúma com inscrições abertas

Além disso, com o objetivo de estimular novos projetos empreendedores contribuindo para o desenvolvimento de startups em Criciúma, o programa Inova Criciúma está com inscrições abertas até o dia 15 de janeiro. Para os interessados em participar a inscrição para o programa pode ser feita presencialmente no Paço Municipal Marcos Rovaris, no setor de Protocolo, das 8h às 17h, ou de forma online por meio do site: inova.criciuma.sc.gov.br/.

“O programa distribuirá até R$ 250 mil em recursos, procedentes do Fundo Municipal de Inovação, para um total de dez startups. As startups beneficiadas receberão, cada uma, R$ 25 mil em recursos, equipamentos e mentorias para proporcionar o seu desenvolvimento no município nos ramos de produtos e serviços, softwares e aplicativos, eficiência na gestão pública e eficiência na prestação de serviços à comunidade e ao cidadão”, reforçou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.