Projeto detalhado

Uma coletiva programada para o Salão Ouro Negro do Paço Municipal nesta sexta-feira vai detalhar o projeto que pretende tirar do papel um velho sonho do Poder Legislativo de Criciúma: a sede própria. “Comecei meu mandato de presidente da Câmara tratando deste assunto, mas surgiu o processo eleitoral e precisamos deixar ele um pouco adormecido. Vou encerrar meu período frente a presidência colocando outra vez o tema em debate”, detalha Roseli de Lucca (PSDB). Durante a coletiva, reforça a presidente, o prefeito Clésio Salvaro vai assinar o documento que repassa o terreno para o Legislativo. “O prefeito aprova este projeto e sabe da importância dele. O novo prédio, a nossa sede própria será construída em frente ao Ginásio Municipal. Terá uma estrutura moderna, plenário amplo a altura do que a cidade merece”, adianta.

Na Acafe

A reitora da Unesc Luciane Ceretta assumiu na noite de terça-feira o comando da Acafe. Ela será responsável pela gestão da entidade até o final de 2024. Segundo a reitora, o desafio é de aproximar cada vez mais as entidades reforçando o caráter comunitário das universidades catarinenses e ampliando o acesso a população ao ensino superior.

Modelo novo

Prefeitura de Cocal do Sul vai ativar nesta quinta-feira novas câmeras de videomonitoramento. Segundo as informações da administração municipal os equipamentos utilizam a tecnologia OCR. O sistema permite a leitura instantânea de placas e verifica que os veículos que estão circulando pela cidade tem notificação de roubo, placa clonada ou problemas de documentação.

Biblioteca

O município de Nova Veneza segue fazendo ajustes para a abertura da sua biblioteca municipal. O futuro espaço para leituras e estudos, ainda está sendo reformado, mas os mais de 30 mil exemplares já estão na cidade, sendo separados, para ficarem à disposição da comunidade. Os livros foram doados pelo escritor e professor Celestino Sachet. A expectativa do governo é ativar a biblioteca nos primeiros meses do próximo ano.

No BNDES

O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) foi anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva como o futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no novo governo. A confirmação foi feita durante evento de encerramento dos trabalhos de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. Ontem mesmo a Câmara já aprovou uma mudança na chamada lei das estatais que vai facilitar a posse de Mercadante.

Esclarecendo

Representantes do Içaraprev esclareceram as dúvidas sobre os projetos de lei referentes as mudanças em aposentadorias e pensões dos servidores públicos municipais de Içara, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal na terça-feira. “As propostas foram apresentadas conforme assembleia promovida pelo Içaraprev em novembro. E a reunião sanou as dúvidas da CCJ, dessa forma podendo ser aprovadas com responsabilidade”, concluiu o presidente da comissão vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB). Uma sessão extraordinária será realizará nesta quinta-feira, dia 15, para apreciação dos projetos de lei em Plenário.

Saúde

Protocolos contribuem para padronizar um serviço e alinhar condutas e, na saúde, eles têm um impacto expressivo por auxiliar no acompanhamento de pacientes e no trabalho realizado pelos profissionais da área. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma fez o lançamento oficial do Protocolo de Atenção à Saúde da Mulher para a Rede de Atenção à Saúde do município. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).