Sem embasamento

A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) minimizou o pedido de cassação de mandato protocolado contra ela na Câmara de Vereadores de Criciúma. Assinado por quatro eleitores da cidade, o documento pede abertura de processo contra a parlamentar por suposta quebra de decoro. “Eles questionam uma fala feita por mim sobre caso de São Miguel do Oeste, onde um grupo de manifestantes foi flagrado fazendo um gesto que lembrava uma saudação nazista. Lamentavelmente é essa a postura da extrema direita, a postura de calar quem faz o contraponto”, avalia. Os responsáveis pela acusação afirmam que uma postagem pela vereadora comentando o ato em São Miguel foi “…completamente descabida e distante do decoro parlamentar… estimulou diversas manifestações xenofóbicas, caluniosas, difamatórias e absurdamente prejudiciais ao povo catarinense”. Como previsto pela própria parlamentar, os vereadores, por unanimidade, rejeitaram a denúncia e arquivaram o processo.

Verão

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está usando o Twitter para uma consulta sobre a possível volta do Horário de Verão. A enquete começou ontem na conta do político. “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”, escreveu. Na última semana o ator Bruno Gagliasso já havia cutucado o vice eleito Geraldo Alckmin solicitando a volta do horário diferenciado. Por ora, o Operador Nacional do Sistema, ONS, avalia que o horário de verão não é vantajoso. Vale lembrar que uma possível volta do modelo, que vigorou até o início do governo Bolsonaro, só deve ocorrer em 2023.

Tecnologia

Governo de Forquilhinha vai equipar todas as escolas do município com painéis para geração de energia solar. Investimento tem como foco modernizar as unidades e assegurar economia para os cofres públicos.

Indicada

Entusiasta e defensora da educação superior, a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, passa a integrar a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta semana. Atualmente, Luciane é conselheira Estadual de Educação e assumirá a presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) no dia 1º de dezembro. “Recebo com satisfação a nomeação para representar o nosso estado de Santa Catarina na Câmara de Educação Superior do CNE. É um privilégio ter a oportunidade de contribuir com a educação superior de nosso país, representando as universidades comunitárias”, destaca Ceretta

Eleição

Começa hoje a votação para a eleição da Câmara Mirin em Criciúma. A coordenadora técnica do projeto Juliana Ronsoni conta que desde julho, quando o edital foi lançado, os 57 candidatos inscritos, do 7° e 8° ano, surpreenderam com as peças publicitárias de suas campanhas eleitorais. “E teve mais uma questão que chamou muita atenção. As meninas superam os meninos no número de concorrentes, são 30 candidatas e 27 candidatos”, destaca a presidente Roseli De Lucca (PSDB), acrescentando que, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no poder legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, desperta o interesse delas desde cedo.

Na sexta

Governador Carlos Moisés vai cumprir agenda na sexta-feira na Amrec. Entre os seus compromissos está a passagem por Içara. Ele deve assinar a ordem de serviço para a primeira etapa do processo de duplicação da SC-445.