Vai sair

A primeira etapa da obra de duplicação da SC-445 deve ser autorizada ainda em novembro pelo Governo do Estado. Pelo menos é essa a informação que técnicos do Estado repassaram, informalmente, para os técnicos do governo municipal.  Nos bastidores circula a informação de que o documento seria assinado já na próxima terça-feira. Busquei contato com o secretário de Estado para confirmar os detalhes, mas ele estava em outra agenda e não retornou o contato. A primeira etapa da obra inicia no bairro Vila Nova e segue até a região do Centro Administrativo do Giassi, na Vila São José. Pelo projeto a obra vai transformar a rodovia em uma avenida, com trânsito humanizado e valorizando o comércio das marginais e dando mais segurança para os usuários. Agora é aguardar a data.

Pesquisa

Pesquisa Datafolha divulgada ontem (27), encomendada pela Globo e pela Folha de S.Paulo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%. O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

Mantida

A queda da inflação fez o Banco Central (BC) não mexer nos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. Em comunicado, o Copom informou que manterá os juros pelo tempo necessário para segurar a inflação e julgou o nível adequado para lidar com as incertezas sobre a economia brasileira.

Última homenagem

As últimas homenagens à jornalista Suzana Naspolini serão prestadas nesta sexta-feira. Suzana morreu em São Paulo na terça-feira, vítima de câncer, aos 49 anos. O corpo da jornalista criciumense chegou na cidade durante as primeiras horas desta sexta. O velório será realizado no cemitério municipal. Uma celebração está programada para às 16 horas e o sepultamento vai ocorrer em seguida.

Desemprego

A taxa de desemprego caiu 0,6 ponto percentual no trimestre móvel de julho a setembro de 2022 e ficou em 8,7% no período, em comparação com o trimestre de abril a junho, quando foi de 9,3%. Em relação ao mesmo período de 2021, quando o desemprego estava em 12,6%, a redução é de 3,9 pontos percentuais. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

Definida

Cooperaliança realizou na manhã de quarta-feira, 26, o leilão para compra de 2,5 MW de energia elétrica. A empresa vencedora, que garantiu o menor preço de venda, foi a DEAL Comercializadora de energia LTDA. O novo contrato de fornecimento será uma recomposição de lastro, para o ano de 2022, com uma compra única para entrega no mês de dezembro. O objetivo da Cooperaliança é garantir total atendimento ao seu mercado de energia.