A partir do fim de março, o Conselho Comunitário de Segurança de Içara (Conseg) vai passar a ter uma nova gestão. A definição, por votação ou aclamação, da presidência, vice-presidência, primeiro e segundo secretários acontece no dia 12, possivelmente na Câmara de Vereadores. O mandato dos eleitos se estenderá até 2021.

As chapas têm até o dia 28 deste mês para apresentar os nomes à comissão eleitoral, na Praça da Matriz São Donato, 281, no Centro da cidade. E até o fechamento desta matéria, havia apenas uma nominata inscrita para gestão do conselho.

Quem está à frente da chapa é o policial militar da reserva e gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Washington Valmor Pereira. “Já entreguei para o Celso (Luiz da Silva, atual presidente) a inscrição da chapa, dentro do prazo e de acordo com as normas da diretoria estadual (do Conseg)”, diz Pereira.

A candidatura à presidência, segundo ele, tem como intuito prosseguir com o trabalho desenvolvido pelo órgão no município. “Dar continuidade ao trabalho principalmente do Celso, de conversa que o Conseg faz com a sociedade, e órgãos como Lions, Rotary, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). E também ajudar com meu conhecimento na área de segurança”, acrescenta.

Caso ocorra a vitória, por aclamação ou votação, Pereira pretende criar uma união entre os órgãos de segurança da cidade, a fim de traçar objetivos alinhados aos do Estado.  “A primeira posição é entrar em contato com os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Delegacia de Polícia Civil, para definir uma meta no município. Houve mudanças nos comandos do Estado com a troca de governo. Portanto, precisamos definir os objetivos, e sincronizar as metas do município com a as do Estado”, entende.

 

Participação

 

O policial aposentado é integrante do Conseg há cerca de cinco anos. Mas ser membro do conselho não é a única exigência para registros de chapas. Para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente é necessário ser membro efetivo, em situação regular no Conseg, e ter participado de, pelo menos, metade das reuniões ordinárias no período anual anterior às eleições.

Os eleitores, caso ocorra votação, também precisam ter obtido uma frequência mínima durante as reuniões e atividades do órgão. “Não precisa ser membro do Conseg, apenas tem que ter participado durante o ano, e ter tido frequência de no mínimo 50%”, explica o atual presidente, Celso Luiz da Silva.

 

Local em definição

 

A data está definida, mas o local da votação ou aclamação, ainda não. Segundo Silva, o conselho realiza reuniões na última terça-feira do mês na sede do Legislativo, entretanto, a eleição ocorrerá em outro dia da semana, por isso a necessidade de confirmação do espaço para sediar o pleito.

“Eu encaminhei um pedido para ser na Câmara de Vereadores, onde ocorrem nossas reuniões. Mas não está definido ainda. Se não der, vamos fazer em outro local, no salão da igreja, ou em outro espaço”, aponta.

Com a escolha dos eleitos, a expectativa é de que no fim do próximo mês uma nova gestão já esteja à frente do conselho. “Acredito que no fim de março ocorra a posse”, estima Silva.

“A minha intenção é sempre inovar”, afirma Celso da Silva

 

Depois de seis anos como presidente do Conselho de Segurança de Içara, Celso Luiz da Silva pretende continuar atuante no órgão. “Vou permanecer, dando sugestões, contribuições. Vou permanecer como uma pessoa interessada em contribuir para a segurança do município. Pretendo estar sempre ativo no Conseg”, comenta.

Ele não poderia ir ao quarto mandato como presidente do conselho, conforme o regulamento dos Consegs em Santa Catarina determina. Porém, segundo Silva, essa não era a intenção, mesmo se pudesse concorrer novamente. “Eu não podia me reeleger, mas, mesmo assim, não queria. A minha intenção é sempre inovar”, justifica.

Silva aproveita para agradecer os apoiadores que, de acordo com ele, auxiliaram nas atividades promovidas pelo conselho. “A prefeitura sempre foi uma parceira. Na Semana do Trânsito, disponibilizou o galpão da FAI (Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas) para realizar as atividades”, cita.

“Meu principal contentamento, durante esses anos, é a parceira dos lojistas, do pessoal da CDL, da ACII (Associação Empresarial de Içara), do Rotary, do Lions, da Câmara de Vereadores, e da imprensa em geral”, conclui.