Os prazos ainda não abriram e as próximas eleições acontecem apenas em outubro de 2020, quando serão escolhidos vereadores e prefeitos em todo o país. Mas os partidos já se mobilizam para o pleito. Em Içara, PSL e Progressista já tiveram uma primeira reunião, com a pauta incluindo uma possível composição, Entretanto, apenas uma legenda já se manifestou em relação à proposição de uma candidatura ao Executivo.

Membros do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Içara anunciaram a intenção de o empresário Joelson Cardoso lançar candidatura a prefeito pela sigla. Seu o nome é o primeiro a aparecer para a disputa do próximo pleito e é prioridade do PDT na região Sul, segundo o deputado estadual Rodrigo Minotto, que também é vice-presidente estadual e coordenador da região Sul da sigla.

“A viabilização da eleição do empresário Joelson Cardoso é uma das nossas prioridades em toda a região Sul do Estado, principalmente, pelo potencial de crescimento que vislumbramos em Içara. Um município de meio porte que tem todas as condições de se desenvolver ainda mais”, afirma Minotto.

Questionado sobre possíveis alianças, o deputado assinala que ainda é cedo. “Mas tenho dito ao Cardial (Cardoso) para que seja construído, primeiramente, um projeto voltado para a cidade. A partir disso vamos buscar parceiros para concretizar esse objetivo. Sem fisiologismos, mantendo conversas republicanas, sempre colocando o interesse do içarense acima de tudo”, aponta o parlamentar.

Quanto ao processo para a efetivação do projeto, Minotto ressalta que Cardoso tem total autonomia. “Para montar esse projeto da melhor forma que entender, e nós estaremos à disposição para contribuir e fortalecer nossa principal liderança. Içara merece o Cardial prefeito em 2020”, defende.

 

Sigla se mobiliza para aumentar número de filiados 

 

Uma das lideranças do PDT em Içara e assessor da deputada Paulinha, Giovanni Fellipe, que está incumbido de auxiliar na construção do projeto de pré-campanha de Joelson Cardoso, conta que o primeiro passo é reorganizar o partido na cidade.

“A reorganização da sigla, a ampliação do número de filiados até abril do próximo ano, organizar núcleos nos bairros, além de criar e fortalecer os segmentos jovem e feminino, estão entre as principais metas. Queremos trazer até o próximo ano entre 500 a mil novos filiados”, projeta.

Sobre a aproximação com outros partidos e lideranças, Fellipe antecipa que o momento é de conversar com todos. “Temos um posicionamento de sermos uma oposição consciente, com ideias firmes. Vamos buscar amigos em todos os lugares possíveis e queremos, junto a nós, todos que queiram construir um projeto de cidade e não um projeto de poder. Que anseiem por uma cidade mais justa e mais humana para os içarenses. Esta é a ideia do PDT”, pontua.

Fellipe ainda acentua que sua participação neste momento é ajudar no processo de construir algo bom para Içara. “Ajudar na organização partidária e da pré-campanha”, afirma.

 

“Projeto inovador e sem melancolia partidária”, define empresário

 

Já o presidente do PDT em Içara e nome cotado para a disputa na próxima campanha eleitoral municipal, Joelson Cardoso, destaca que o município precisa de um projeto inovador e sem melancolia partidária.

“O povo mostrou na última campanha eleitoral o que quer e o que não deseja mais. Agora estamos em fase de reorganização do partido e de construção de um projeto que atenda e abrace todos os setores da cidade. Agregar pessoas que pensem Içara como um todo”, declara.

Sobre a pré-candidatura, o empresário diz que pretende construir um projeto a várias mãos e várias cabeças pensantes. “Mas serei candidato se a população entender que o nosso projeto, após apresentado, é o que ela quer”, conclui.