Encontro em dois dias serve de amparo para novos empresários e profissionais interessados

Criciúma

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) iniciou na tarde de ontem (27) a segunda turma do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) com a participação de empresários e profissionais. Com seguimento hoje (28), o tema dos encontros é inteligência comercial, com o professor Alexandre Luís Götz Weiler. A capacitação estratégica é desenvolvida em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc.

“Esses dois dias serão focados na área de inteligência, e quando falamos em inteligência estamos nos referindo a somar dados para obter informações e, a partir disso passamos a ter conhecimento e sabedoria para conduzir o nosso negócio e a nossa vida.
O público que está aqui se divide em dois grupos, profissionais e donos do próprio negócio. A inteligência comercial irá ajudar muito neste sentido, porque vai trazer as boas ferramentas para a tomada de decisão, com performance e resultado melhores”, explica Weiler, que é professor universitário e atua principalmente em cursos de pós-graduação. É também sócio fundador das empresas Weiler Consultores Associados e RIWA Sistemas On-line e Sites Profissionais.

“As pessoas são contratadas pela sua capacidade de realizar e os resultados que são capazes de trazer para a empresa e é sobre isso que iremos conversar nesses dois dias, aprender a ser um gestor de alto nível e, especialmente para aquele que tem o próprio negócio. É um programa extremamente adequado porque o público aprende a tomar decisões, e decisões com resultado, neste novo mundo que estamos vivendo”, complementa o especialista.

Durante o primeiro módulo do Programa, será apresentado o uso de ciência de dados, machine learning e inteligência artificial na análise de dados, tomadas de decisão e implementação de projetos. Também serão explanadas as alianças estratégicas, a inovação, a inserção de novos produtos/serviços nos diversos mercados, negociação e gestão de risco.

Crescimento das empresas

Conectado aos processos de gestão, o PGVE se une aos programas de capacitações da Acic, oportunizando aos associados conhecimentos necessários para alavancar os resultados dos seus negócios, desenvolvendo novas competências a partir de conceitos, ferramentas, estudos de caso e depoimentos de empresários convidados a compartilhar suas experiências de sucesso.

“Essa ação da entidade, amparada pela Facisc, vem ao encontro a uma bandeira que a Acic defende. Se observarmos a pirâmide de constituição das empresas da nossa região, a base das microempresas é muito superior à base das pequenas e das médias. E o nosso objetivo quando trazemos um programa como este é ajudar na formação das pessoas para que tornem as suas microempresas em empresas pequenas e as pequenas em médias, e as médias em grandes, promovendo o fortalecimento dos negócios e o desenvolvimento regional”, ressalta a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato.