Retorno das perícias em Içara
O retorno dos atendimentos de perícias na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Içara foi requerido pelo vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho. O requerimento à autarquia federal foi aprovado nesta semana pelos vereadores. Segundo Polakinho as pessoas são obrigadas a se deslocarem às unidades vizinhas, o que acaba gerando transtornos. “Muitas pessoas tem dificuldades em irem até outros municípios, por isso o atendimento deveria voltar a ser realizado aqui na cidade”. Ele ressaltou que além de Içara, o Balneário Rincão também possui demanda dos serviços. “Somando as duas e cidades e mais algumas adjacentes, o número de pessoas que necessitam desse atendimento específico é grande, e a agência do município poderia absorver esses usuários”.
Apoio na pauta do INSS
O vereador Edson Freitas subscreveu o documento como os demais parlamentares e reforçou sobre a necessidade das perícias voltarem a serem realizadas em Içara. “Normalmente quem procura o INSS e precisa fazer a perícia está em busca de um auxílio-doença ou de uma aposentadoria por invalidez. São pessoas com necessidades, enfermidades, que impossibilitam elas para o trabalho, então com certeza também encontram dificuldades para irem até Criciúma ou para outra cidade com agência do INSS”.
Metas para o Plano Municipal de Educação
Representantes do Fórum Municipal de Educação de Criciúma estiveram reunidos na quinta-feira (21), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal, para a apresentação de relatórios de monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação. No encontro, foi estudado o arranjo de metas e apresentação de novas sugestões para contribuir com a implantação das metas até o final da vigência do plano. “Os debates promovem a participação de todos as representações que compõem o Fórum para a discussão das metas. O plano não é um projeto de governo, mas do Estado, onde todas as redes são mobilizadas para a melhoria do ensino no município”, ressaltou a secretária-executiva do Fórum Municipal de Educação, Gislene Sala. O atual Plano Municipal de Educação foi aprovado em dezembro de 2014, por meio da Lei nº 6.514/2014, e possui 21 metas e 250 estratégias, sobre todas as etapas e modalidades, da Educação Infantil ao Ensino Superior, e também sobre os profissionais da educação.
Cemitério municipal
A falta de espaço no cemitério municipal Bom Pastor, localizado no bairro Primeiro de Maio em Içara, foi tema da indicação do presidente do legislativo Itamar da Silva. Por esse motivo o vereador sugeriu ao Governo Municipal que seja expandida a área territorial do cemitério. Segundo Itamar da Silva o espaço atual se encontra quase que totalmente ocupada. “Não há mais terrenos disponíveis para compra dos munícipes”, acrescentou Silva.