Hoje é comemorado o Dia Nacional da Alimentação Escolar, e a equipe da Secretaria de Educação de Içara fala sobre o tema

Içara

No Dia Nacional da Alimentação Escolar, celebrado hoje (21), cabe chamar a atenção sobre a importância de pensar, elaborar cardápio e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes. Por isso, Gabriela Goudinho, Rubia Cunha de Souza Raupp e Carolina Moriconi, nutricionistas da Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, falam sobre a elaboração do cardápio das escolas municipais.

“Uma alimentação de qualidade é fundamental para a saúde, crescimento e desenvolvimento dos estudantes, refletindo no rendimento escolar. Por isso, nós, enquanto equipe da educação, elaboramos cardápios variados, com a maioria dos alimentos vindo da agricultura familiar local respeitando a sazonalidade”, explicou Rubia.

Gabriela revela que durante o ano são elaborados dois cardápios: um para o inverno, com sopas, minestras e produtos mais quentes. “Já para o verão, buscamos alimentos mais frescos, que mantenham a hidratação do corpo. Também oferecemos sanduíches, torta integral com legumes, entre outras delícias. Tudo pensado com carinho, que ofereçam os nutrientes necessários e sejam saborosos”. “Os alimentos presentes nos cardápios, são planejados com antecedência observando os hábitos e as restrições alimentares dos escolares e a diversidade dos alimentos produzidos na região, promovendo, assim, a Segurança Alimentar e Nutricional”, emendou Carolina.

Já a secretária de Educação Rose Reynaud fala da responsabilidade envolvida na Educação Alimentar e Nutricional – EAN. “A Educação Alimentar e Nutricional na escola precisa levar em consideração itens relacionados à compra, o preparo, a conservação e higiene dos alimentos, pois tudo o que é servido nas escolas tem como objetivo principal a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Além disso, procuramos proporcionar um ambiente favorável para que os estudantes sejam conscientizados da importância de se alimentar bem”, salientou.

Programa Nacional de Alimentação Escolar

Para ajudar nesta tarefa (que também deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis), o Governo Federal criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que desde 1955 contribui para a construção e fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis para os alunos de educação básica das redes públicas de ensino.

Os alimentos a serem adquiridos para os estudantes do PNAE deverão atender ao disposto na Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, nas legislações de alimentos, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ Ministério da Saúde e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A qualidade da alimentação escolar depende de vários fatores: garantia higiênico-sanitária dos alimentos, adequações nutricionais, sabor, aspecto e respeito ao hábito alimentar saudável.

O bom desempenho do PNAE depende do importante trabalho das merendeiras, por isso há capacitação das merendeiras quanto ao conteúdo ao PNAE, boas práticas de preparação da alimentação escolar e da oficina de prática culinária, para garantir que sejam preparadas refeições gostosas e nutritivas. A orientação de um nutricionista é fundamental, pois ele é o profissional de saúde que atua em todas as situações nas quais exista uma relação entre o homem e o alimento.