Em nota à imprensa, superintendente regional tratou do assunto e desmentiu boato

Criciúma

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) negou as informações de um áudio que circula no WhatsApp em que um homem afirma que a água de Criciúma possui bactéria. A mensagem foi desmentida na manhã de ontem (29), pelo superintendente regional da Casan, Gilberto Benedet.

“Rapaziada quem tiver criança pequena, idoso e até nós também, um ou dois dias tem que evitar água da torneira porque deu problema na água da Casan em Criciúma. Está dando bactéria no cérebro e vamos ficar ligados”, diz um homem por áudio. Mas Benedet garante que a informação é falsa. Além da mensagem por voz, também circula nas redes sociais a mensagem sobre a morte de uma criança em Criciúma em virtude da bactéria.

Segundo Benedet, a criança não morreu por problemas de água. “A causa da morte da criança ainda está sendo investigada. O irmão dela está internado e está fazendo tratamento”, informou. “Todas as informações que estão sendo repassadas pelo WhatsApp sobre a água se tratam de fake news”, completou.

Nota oficial:

A Casan lamenta a disseminação de notícia falsa e reforça que toda água tratada e distribuída segue o padrão de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

A Companhia mantém dez laboratórios de Controle de Qualidade da Água distribuídos no território de Santa Catarina, sendo um deles em Criciúma. Essas equipes realizam um controle constante da água, com análises físico-químicas e microbiológicos da água bruta, tratada e distribuída.

São realizados ao ano aproximadamente 500 mil ensaios de monitoramento dos parâmetros básicos recomendados pelo Ministério da Saúde. Além disso, cerca de outras 3 mil análises anuais são feitas em complemento aos parâmetros básicos, cumprindo com o monitoramento completo exigido pela legislação.