Apresentações e palestras fazem parte da programação que inicia no dia 4 de novembro

Criciúma

O 21º Unesc em Dança está recheado de novidades e a equipe organizadora está a todo vapor nos preparativos do evento que ocorrerá de 4 a 6 de novembro de 2022, em Criciúma. Junto com ele, a Universidade traz, no primeiro dia de programação, o Talk Show com convidados especiais que vão levar muito conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (Anda), o professor doutor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marco Aurélio Cruz Souza, é um dos convidados. Ele abordará o tema “Pesquisa e Produção Intelectual em Artes”, no Auditório Edson Rodrigues, na Universidade, às 19h.

“Estou muito feliz em participar mais uma vez do Unesc em Dança, um evento que cumpre sua função em diferentes aspectos, e por estar sendo desenvolvido por uma Universidade Comunitária que está sempre em alinhamento com as suas relações”, diz Souza.

Segundo ele, o evento vem oportunizando momentos de encontro, de novas descobertas e novas criações, além de ser didático e formativo. “As pessoas, quando se encontram, passam a pensar, a refletir sobre as suas práticas e as suas atuações. Esse movimento é muito potente e rico e oportuniza que estudantes e professores de dança possam olhar para as suas práticas, por meio do feedback de um júri qualificado, além de terem muita troca de experiências”, sublinha Souza, que será também jurado.

O festival contará ainda com a palestra da especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação e artista da dança, Bia Matar com o tema: “Processos Colaborativos nas Políticas Culturais”.

A doutora em Teatro, Comunicação e Semiótica, Jussara Xavier, também é uma das convidadas do Festival e vai palestrar sobre “Gestão de Projetos em Artes”. Jussara já atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, em Florianópolis. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Oficinas e apresentações

As oficinas e mostras serão realizadas no Teatro Municipal, nos dias 5 e 6 de novembro. Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e a avaliação de áudios dos cinco jurados que serão entregues aos coreógrafos e bailarinos servirão para aprimorar seus trabalhos. “Também, pensando nisso, teremos oficinas e palestras durante o evento com grandes nomes da dança, potencializando a formação técnica e artística dos interessados”, afirma.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

As inscrições para a 21ª edição do Unesc em Dança terminam nesta sexta-feira (21/10). Instituições de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança e coletivos independentes que tiverem interesse em se apresentar no evento podem se inscrever gratuitamente no site da Universidade: www.unesc.net/emdanca.