Thiago Camarão faz história no Surf Web Series

59

Surfista venceu a etapa brasileira do circuito 2020 e se tornou o primeiro campeão profissional virtual da Abrasp

São Paulo

O paulista Thiago Camarão entrou pra história do surf brasileiro ao derrotar Ian Gouveia, pernambucano radicado em São Sebastião (SP) na final virtual do 51 Ice E-Pro Brasil 2020.

A competição foi disputada entre os dias 26 de outubro e 8 de novembro, e valeu pelo novo circuito organizado pela Surf Web Series. O campeão da prova foi anunciado no domingo (8) através de uma LIVE exclusiva pelo canal Youtube do site Waves, quando foram exibidas as duas ondas dos finalistas.

Thiago Camarão e Ian Gouveia protagonizaram performances sensacionais durante todo evento. Ambos estrearam com vitória no primeiro round sem precisar passar pela repescagem. Os dois se enfrentaram no round 3 em uma bateria com quatro competidores, vencida por Gouveia (com um tubo de backside em Maresias), seguido de Camarão (tubo de frontside em Paúba) na segunda posição.

Os dois atletas entenderam bem a dinâmica das disputas virtuais, e apostaram suas fichas por dentro dos tubos para seguirem na competição. Novamente as ondas da região de Maresias foram lançadas pela dupla no Round 4, e mais uma vez os tubos garantiram suas vagas para a próxima fase.

A partir do quinto round as baterias foram disputas no sistema Homem a Homem (por dois competidores). Thiago Camarão superou o jovem catarinense Léo Casal, enquanto Ian Gouveia derrotou Willian Cardoso, em um confronto entre ex-atletas do WCT.

Os quatro classificados para as semifinais garantiram vaga para a etapa global do Circuito Surf Web Series em março de 2021. A competição definirá o primeiro campeão mundial virtual da nova entidade.

Na primeira bateria Camarão saiu de um tubo espetacular, seguido de um Alley-Oop (foto) nas alturas para superar o carioca Lucas Chianca, que até ali despontava como um dos favoritos ao título.

Na outra ponta, Gouveia sacou um tubaço para a esquerda, registrado em Regência(ES), e ganhou o confronto em cima do excelente surfista Renan Pulga(SP), outro destaque da prova. Estava desenhada a primeira final virtual de uma etapa do circuito mundial SWS no Brasil.

A sirene virtual para a finalíssima do 51 Ice E-Pro Brasil 2020 tocou exatamente as 10 horas da manhã de domingo, pelo Canal do site Waves, no Youtube. Ian Gouveia e Thiago Camarão duelaram pra ver quem seria o primeiro campeão brasileiro virtual da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). O vencedor levou R$5.250,00 pelo título, enquanto o vice-campeão R$2.750,00.