Índice foram medidos pela pesquisa Ipec de intenção de voto para governo de Santa Catarina

Da Redação

A pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada na terça-feira (18) pela empresa de mídia NSC TV aponta que 41% dos eleitores catarinenses não votariam em Décio Lima (PT) para o governo de Santa Catarina. O candidato Jorginho Mello (PL) teve 16% de rejeição. Este foi o primeiro levantamento do instituto após o 1º turno.

Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 16 e 18 de outubro em 40 municípios catarinenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa apontou ainda que 46% dos entrevistados votariam com certeza em Jorginho e 19% em Décio. Em relação à expectativa de vitória, independentemente da intenção de voto, 69% acreditam que Jorginho vence e 15% creem que Décio será o mais votado. Entre os eleitores catarinenses, 83% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

A margem de erro desta pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TRE é SC-08056/2022 e no TSE é BR-09340/2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.