Proposta conta com o fortalecimento de uma rede na busca por crianças e adolescentes que, por algum motivo, estejam fora das salas de aula

Içara

Com o objetivo de fortalecer uma rede de proteção para que nenhuma criança de Içara abandone a escola, foi realizada na tarde de ontem (18) o seminário “Busca Ativa Escolar”. A ação, intitulada “Fora da Escola Não Pode”, ocorreu no Auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti, e contou com a participação de representantes das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e de Saúde.

Citando a frase de Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo…”, a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud, avalia que esse é o sentido principal da formação realizada para que haja a implementação efetiva da estratégia de busca ativa escolar.

“Manter na escola as crianças que vivem em famílias desestruturadas e em situação de risco e vulnerabilidade, garantindo seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, é uma tarefa extremamente complexa e desafiadora, mas, se cada um de nós nos comprometermos em atuar no cumprimento de nossas responsabilidades, fazendo o seu melhor desde o lugar que ocupa, vamos inspirar esperança onde há o desespero e Içara escreverá, num futuro breve, um novo e exitoso capítulo para crianças e jovens e, consequentemente, para o futuro da cidade e da região”, enfatizou Rose.

A busca ativa conta com o trabalho integrado entre as pastas da Educação, Assistência Social e da Saúde e, ainda, com a parceria da sociedade civil, Ministério Público e forças de segurança, além do conselho tutelar. “Cada um de nós é um importante elo nesse processo. Por isso, contem conosco, com as agentes de saúde, enfermeiras e toda a equipe, para desenvolver essa atividade que, com certeza, terá grande sucesso”, assinalou o secretário de Saúde, Sandro Ressler.

As palestras no seminário foram ministradas pela presidente estadual da Undime, Patricia Luerders; pelo promotor de Justiça de Içara Joel Zanelato; pelo promotor de Justiça de Santa Catarina João Luiz de Carvalho Botega; e por Cleci Lorenzon, mobilizadora estratégia da Busca Ativa de Santa Catarina. Também esteve presente o sargento Salvato, representando a Polícia Militar. Os hinos de Içara e o Nacional ficaram sob a responsabilidade da Fanfarra da Escola Municipal Tranquilo Pissetti, na regência do maestro Marciel Cardoso Miguel.