Içarenses buscam o ouro nos Jogos Pan-Americanos

153

Sabrina Pereira, Carolaine Pereira e Izabel Cristine competirão na tarde desta sexta-feira

Içara estará em destaque nos Jogos Pan-Americanos na tarde de hoje. A partir das 16h, serão realizadas as disputas do karatê. E Sabrina Pereira, Carolaine Pereira e Izabel Cristine entram em chances de medalha no kata (luta simulada).

A preparação para o Pan foi intensa. Após um longo período de treinos em Içara com o técnico Everaldo Pereira, se apresentaram no dia 24 de julho ao grupo brasileiro, que realizou um período de concentração na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. Já a chegada a Lima, no Peru, onde são realizados os Jogos, ocorreu no início desta semana.

“Todos os dias foram utilizados para treinamento, incluindo fins de semana. Estamos muito bem preparadas e acreditamos muito na conquista da medalha de ouro”, projeta Sabrina, de 21 anos.

A irmã de Sabrina, Carolaine Pereira também está confiante na conquista da medalha. “A gente se conhece muito. Treinamos juntas e isso favorece a gente. Porque a modalidade do kata por equipe a gente precisa ter movimentos e golpes muito parecidos, esse convívio que nós temos com anos de treinamento acaba fortalecendo a nossa equipe”, conta Carolaine.

Adversários

Para chegarem aos Jogos Pan-Americanos, as atletas precisaram passar por algumas etapas até integrarem a Seleção Brasileira. Após estarem na seleção, ocorreu a seletiva no Panamá, entre todas as seleções das Américas.

No Pan, o grande adversário das içarenses deve ser o grupo peruano. “Equipe muito forte, que fez um trabalho muito planejado: foram para a Áustria, Japão, China, Canadá e fizeram esse circuito mundial, preparando as atletas justamente para defender o título em casa”, analisa Everaldo, que não viajou com a equipe porque precisou ficar em Içara para dar andamento nos projetos de karatê no município.

Segundo ele, a República Dominicana também é uma equipe medalhista mundial por equipe e conta com uma grupo bastante maduro. “México, Canadá e Estados Unidos também são equipes tradicionais”, lembra Everaldo.

Mais do que as chances de medalhas, Everaldo, que é pai de Sabrina e Carolaine, destaca a experiência que o trio içarense irá adquirir na competição. “Um crescimento muito grande para elas. Ainda no Rio de Janeiro já estavam interagindo com atletas de alto nível de todas as modalidades esportivas”, conta.