Papo de lavadeiras

O brasileiro que parou em frente à TV na noite deste domingo para assistir o debate realizado pela TV Bandeirantes em parceria com Folha, Uol e TV Cultura, acabou assistindo mais uma vez uma conversa de lavadeiras. O modelo de debate adotado pela Band neste segundo turno foi interessante. Permitiu que os candidatos tivessem a liberdade para explorar os temas de sua preferência, caminhar no cenário, se olhar e até se tocar. O problema é que tanto Lula quanto Bolsonaro aproveitaram muito mal o espaço. Dedicaram a maior parte do tempo a mútuas agressões. Mentiroso foi a palavra mais usada. Em meio ao bate-boca, pouca ou nenhuma proposta foi apresentada ao eleitor. Seguiram no debate o que seguem no horário eleitoral. Nenhum dos dois tem tido o que fará da economia, nenhum dos dois tem explicado como irá manter o auxílio Brasil em 600 reais, nenhum dos dois tem dito o que vai fazer para recuperar o poder de compra do brasileiro, para dar uma aumento decente nos salários. É um campanha de tiro, porrada e bomba. De baixo nível total e que acaba influenciando também o comportamento dos eleitores.

Avaliando

Mas para quem gosta de avaliações, para saber quem se saiu melhor, eu daria um empate técnico, mas com destaque para Bolsonaro que se mostrou tranquilo e soube aproveitar melhor o tempo do que o petista. Lula foi melhor no primeiro bloco, quando a pandemia foi o tema central. Depois no outro bloco em que os candidatos trocaram perguntas, Bolsonaro controlou o tempo e terminou falando seis minutos sozinho. Deixou Lula visivelmente irritado e se sobressaiu.

Cancelada

Ex-presidente Lula cancelou a visita que faria a Joinville nesta terça-feira. A informação foi confirmada pela assessoria da campanha de Décio e Bia. Lula é considerado fundamental para ampliar as chances de sucesso de Décio no Pleito catarinense. Se bem que, por aqui, o cenário parece encaminhado.

Unesc

Você que está perto de se formar no Terceirão, já decidiu o seu futuro profissional? Caso não, que tal participar do maior evento para estudantes do Ensino Médio do Sul de Santa Catarina para facilitar essa escolha? Este é o Unesc Profissões, que ocorre nesta quinta-feira e sexta-feira (20 e 21/10), com programação voltada ao esclarecimento de dúvidas, diálogo e apresentação de oportunidades sobre o futuro das profissões. É a chance de conhecer temas desafiadores para cada carreira. Para participar, as escolas podem se inscrever por meio do site https://relacionamento.unesc.net/unesc-profissoes-2022/. Já aqueles que pretendem visitar de forma individual podem se dirigir ao Ginásio José António Carrilho, na Unesc, e fazer o credenciamento. O Unesc Profissões ocorre em três turnos: das 7h30 às 12h; das 12h45min às 17h30min; e das 18h às 22h.

Na quinta

Quinta-feira é dia de Assembleia na Cooperaliança. O Encontro vai tratar de mudanças pontuais no Estatuto. A atual gestão entende que há outros pontos que precisam ser modernizados, no entanto, entende que é melhor deixar outros temas para a gestão seguinte. Na pauta desta quinta a intenção é acabar com o item que obriga a realização de eleição mesmo quando tem uma única chapa inscrita. As outras cooperativas do Estado resolvem isso para aclamação. Por aqui, por conta do Estatuto é obrigado ter eleição. Isso gera um gasto desnecessário. Se tem só uma chapa inscrita, não há porque haver um dia inteiro de votação. Basta resolver na Assembleia. O outro item vai estabelecer como regra uma data fixa para a posse de Delegados e os membros dos Conselhos Fiscal e Administração. Hoje tem conselho assumindo em Fevereiro, outro em março e isso não permite que todos fiquem o mesmo tempo no cargo. Se os cooperados concordarem vai se estabelecer que toda a posse será sempre no dia primeiro de abril após cada eleição.