Segue intocável

Em um país de profissões cada vez mais desrespeitadas, o sábado é dedicado a celebrar talvez a última das funções no Brasil que ainda permanece intocada. Mesmo enfrentando ataques cada vez mais frequentes, muitas vezes vindo de figuras que deviam estimular o respeito a esta função, o professor segue sendo peça fundamental na transformação da sociedade. Não há profissional em nenhuma área deste planeta que não tenha obrigatoriamente passado pelas mãos de um professor ou professora. Vida longa aos mestres e que possam seguir sendo valorizados pelos gestores, pelos alunos e pelas famílias e ajudando a transformar a nossa região e a impulsionar o nosso desenvolvimento.

Prorrogou

O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único. O beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios. Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias. Quem não atualizar os dados até o dia 14 de novembro corre o risco de ter o benefício do Auxílio Brasil suspenso pelo Governo Federal.

Formando

A Prefeitura de Nova Veneza realizou na quinta-feira, em Parceria com o Senai de Criciúma, a formatura de 74 alunos da primeira turma da Escola Móvel do Senai no município. Ao todo, seis turmas foram encerradas e os profissionais garantiram o diploma nos cursos de costureiro industrial do vestuário, programador e operador de Máquinas CNC e soldador básico.              

Funcionando

Com pouco mais de seis meses de atividades, o projeto de castração social de cães e gatos promovido pelo Governo de Içara já realizou 23 ações e atendeu mais de 600 animais. Uma média de 27 animais em cada uma das ações. Seguindo o roteiro programado, nesta sexta-feira o serviço chega ao Presidente Vargas. As inscrições ainda podem ser feitas na sede da Fundação ou pelo WhatsApp 48 98801-6488.

Calendário

A Prefeitura de Criciúma divulgou o calendário de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2023. Conforme o edital, o período de pré-matrícula para os alunos novos nas 63 escolas da rede municipal ocorrerá de 16 a 30 de novembro. Já a rematrícula será entre os dias 20 e 31 de outubro. Ambos devem ser feitos no site da prefeitura www.criciuma.sc.gov.br/site acessando o portal do aluno.

Taxa

Agora os contribuintes com débitos na Taxa de Lixo no município de Criciúma possuem uma nova ferramenta para consulta. Os débitos pendentes estão disponíveis no site da Prefeitura de Criciúma, na aba IPTU 2022, e podem ser acessados por meio do link iptu.criciuma.sc.gov.br/. A Secretaria da Fazenda informa que não se trata de cobranças novas e sim da taxa que é lançada mensalmente junto às faturas de água.

Vetou

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, decidiu vetar a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e de procedimento administrativo pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica sobre a atuação de institutos de pesquisas eleitorais. Moraes justificou a decisão afirmando haver “incompetência absoluta” da PF e do Cade para investigarem os institutos de pesquisa de intenção de voto e “ausência de justa causa” para apurarem a atuação das empresas.

Iniciando

A segunda edição do projeto Escola Móvel, organizado pelo Governo Municipal de Morro da Fumaça em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), começa oficialmente na segunda-feira. Foram ofertadas 120 vagas em três cursos: Eletricista Instalador Industrial, Programador e Operador de Turno CNC, e Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plásticos. Os cursos são gratuitos e tem conclusão prevista para o final deste ano.

Autorizações

A Secretaria de Saúde oficializou no Paço Municipal Marcos Rovaris, a entrega de 2.650 autorizações para a realização de exames de tomografia. Os recursos dos exames são provenientes do Fundo Municipal do Idoso (FMDI) e estão sendo destinados ao Hospital São José para atender aos idosos acima de 60 anos e beneficiando as cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera.