Profissionais que formam a rede de apoio às mulheres içarenses participaram da palestra “Um olhar atento aos sinais e sintomas do câncer de mama”

Içara

Na tarde de ontem (6) os profissionais que formam a rede de apoio às mulheres içarenses – enfermeiros e médicos da atenção básica, e profissionais da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) – participaram de palestra intitulada “Um olhar atento aos sinais e sintomas do câncer de mama”, com a mastologista Dra. Maria Fernanda de Luca.

O evento aconteceu no auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti e contou, ainda, com a participação da prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. Na ocasião, a prefeita ressaltou a importante parceria firmada nesta semana com uma clínica particular da cidade, para a realização de mamografias no município. “Vamos investir R$ 200 mil reais em recursos próprios na compra dos procedimentos.

No mês da prevenção e cuidados com a saúde da mulher estamos dando mais um importante passo na humanização dos serviços de saúde, pois as mulheres não vão mais precisar se deslocar a Criciúma e Araranguá para fazer o importante exame”, pontuou Dalvania Cardoso. Todas as terças-feiras do mês (11, 18 e 25) as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão com atendimentos em horário estendido, até às 20h, para a realização de consulta de enfermagem e exame citopatológico (preventivo do câncer de colo uterino).

Lembrando que a coleta de exame é realizada diariamente nas unidades de saúde. Nos dias 11 e 25 de outubro, além dos atendimentos citados, haverá consulta médica e odontológica das 16h às 20h. Sábado, dia 8, das 9h às 12h, ação na Praça da Matriz. Parceria em RFCC, AMPI, UNESC, Berço dos Anjos e Secretaria Municipal de Saúde. No dia 22, também na praça, das 7h30 às 16h30, atendimento de nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. RFCC e secretaria de Saúde.