Lula teve 48,32% dos votos; Bolsonaro, 43,29%; apuração é de 99,60% das urnas

Da Redação

Os candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do PL, Jair Bolsonaro, irão disputar o segundo turno das eleições presidenciais em 30 de outubro. A definição de que a eleição não acabaria no primeiro turno do pleito, realizado no domingo (2), saiu às 21h26 matematicamente e confirmou a necessidade da segunda etapa de votação entre os dois, que polarizaram o cenário como opositores políticos, eleitorais e ideológicos.

Com 99,60% das urnas eletrônicas apuradas, no fechamento desta edição, o ex-presidente Lula, que disputa o retorno ao Palácio do Planalto, teve 48,32% dos votos. Bolsonaro, que tenta a reeleição para o cargo de presidente, conseguiu 43,29% votos. Os números confirmam o panorama indicado por pesquisas de intenção de voto que colocava Lula à frente de Bolsonaro, mas contrariam os levantamentos que mostravam resultado em primeiro turno.

A definição dá como derrotados outros nove candidatos à Presidência da República: Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União) e Vera Lúcia (PSTU).

A votação dos presidenciáveis

No Rio de Janeiro, por volta das 8h45, o presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou à Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio, para votar. Ele deu uma rápida entrevista à imprensa.

Principal adversário de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou em São Paulo, também por volta de 8h45. O local de votação do candidato à Presidência da República é a Escola Estadual Doutor João Firmino Correia de Araújo, localizada no bairro Assunção.

A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) votou, às 10h deste domingo, na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, no bairro Jardim dos Estados, em Mato Grosso do Sul.

Candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes votou em Fortaleza, capital cearense. O pedetista registrou voto na sede da secretaria de Saúde do Ceará, por volta das 10h45.

Candidata à Presidência que ficou conhecida pelo tom agressivo nos debates, Soraya Thronicke votou em Campo Grande (MS).

Candidato à Presidência da República pelo Novo, Luiz Felipe D’Ávila votou em São Paulo. Ele chegou ao Colégio Mater Dei, na zona oeste de São Paulo, por volta das 9h30.

O candidato à Presidência Leonardo Péricles (UP) votou às 9h10, na Escola Estadual Ilacir Pereira Lima, em Belo Horizonte (MG). Ele estava acompanhado do filho.

Padre Kelmon, candidato à Presidência da República pelo PTB, votou em Salvador, capital da Bahia. Ele chegou à Escola Adroaldo Ribeiro Costa por volta das 9h45.

O Constituinte Eymael, candidato do Democracia Cristã à Presidência da República, votou em São Paulo. O candidato chegou à Escola Palmares, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, por volta das 11h. Ele não falou com imprensa.

Sofia Manzano, candidata à presidência da República pelo PCB, votou na Bahia neste domingo. A candidata chegou ao Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, em Vitória da Conquista, por volta das 11h.

Vera Lúcia (PSTU) votou em São Paulo na manhã deste domingo. A candidata registrou voto na Pontífice Universidade Católica (PUC), na Zona Sul de São Paulo. Ela chegou ao local por volta das 11h30.