Data para conscientizar

76

Municípios da região irão realizar atividades para estimular a preservação da natureza

O Meio Ambiente necessita de cuidados e atenção todos os dias. Para que sua preservação seja uma constante, alguns cidadãos realizam atividades individuais ou em grupo, e órgãos públicos promovem ações durante todo o ano. Mas é na Semana do Meio Ambiente, que iniciou no dia 1º de junho e tem o ponto máximo no dia 5, quando se celebra mundialmente a data, que muitas das atividades são intensificadas.

Neste contexto, a equipe da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) organiza ações e eventos nesta quarta e quinta-feira. Segundo Taynan Toretti, engenheira ambiental e coordenadora da coleta seletiva e educação ambiental, hoje será o dia do prêmio Destaque Verde e amanhã acontece a ação de reflorestamento.

Destaque Verde

Hoje, acontece mais uma edição do prêmio Destaque Verde. A Fundai premia todos os anos entidades, órgãos, e indivíduos que se envolvem com ações eficazes em prol do meio ambiente. Serão homenageadas as escolas EMEF Angêlo Zanellato, Hercílio Serafin, Ignácio João Monteiro, José Fernandes Silveira, Lúcia de Lucca, Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Padre Pacífico Dagostim, Paulo Rizzieri, São Rafael, São Rafael, Theóphilo Cassemiro Silveira, Tranquilo Pissetti, e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município.

“Nesse ano homenagearemos a rede municipal de ensino. São 13 escolas e a Secretaria de Educação. Principalmente pelo engajamento no projeto ‘Guardiões do Meio Ambiente’ e por suas ações de sustentabilidade realizadas ao longo do ano”, ressaltou a engenheira. O prêmio acontece na Câmara Municipal, a partir das 19h.

Envolvimento da comunidade

De acordo com Taynan, nesta quinta-feira haverá uma ação de reflorestamento no bairro Liri. “Amanhã teremos uma ação de reflorestamento de uma área verde com a participação dos estudantes da escola João Ignácio Monteiro. Nosso objetivo é a conscientização destes alunos e também a recuperação da área em questão”, conta Taynan, explicando que as mudas que serão utilizadas vêm do horto municipal.

Sobre os ‘Guardiões do Meio Ambiente’, Taynan explica que é um projeto desenvolvido pela fundação em parceria com as escolas municipais. “Já estamos no terceiro ano da proposta e por meio dela, levamos ações de sustentabilidade às escolas como, por exemplo, a implantação da coleta seletiva, lixeiras, e agora o lançamento do edital para o concurso fotográfico ‘olhar ambiental ‘. Cada escola tem 10 estudantes envolvidos diretamente no projeto guardiões”, contou.

“Isso proporciona uma comunicação entre os alunos e o meio ambiente, pois eles aprendem a importância da separação de materiais recicláveis e inservíveis, por isso decidimos que no evento desse ano iríamos premiar as unidades de ensino”, completou o diretor superintendente da Fundai, Luciano Serafin Cardoso.

Ações no ano todo

Apesar do assunto ganhar mais destaque nesta semana, pela data comemorativa, Cardoso assinala que os trabalhos acontecem o ano todo. “Além das propostas realizadas nas escolas, palestras, atividades de orientação e conscientização, também realizamos a fiscalização de todos os projetos que envolvam o meio ambiente, assim como a sua devida autorização. Seja de novos loteamentos, abertura de ruas, instalação de empresas. Assim, temos o controle exigindo as respectivas documentações para que o meio ambiente não sofra nenhuma agressão”, pontuou.

Balneário Rincão

De acordo com o Engenheiro Ambiental de Balneário Rincão, Paulo Amboni, a semana contará com palestras. “Realizaremos, nesta semana, palestras sobre a preservação do meio ambiente e também sobre os cuidados com os animais”, contou ressaltando que ao longo do ano a administração municipal organiza, “além de palestras, o plantio de vegetação e fiscalização “.

Semana do Meio Ambiente

A Semana Nacional do Meio Ambiente foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.