Mais uma ExpoMais

Vem aí mais uma edição da ExpoMais. Evento foi detalhado ontem na sede da Acic, em encontro que reuniu os parceiros do evento, empresários e a imprensa. Mais cocriadores, nova identidade visual, volta do preview para acadêmicos e a realização da Mostra de Inovação e Tecnologia estão entre as novidades deste ano. “A ExpoMais é mais que um evento, é um movimento de conhecimento e transformação, que traz múltiplos olhares para os cenários do presente e as projeções para o futuro, preparando a nossa região para superar os desafios que se apresentam no dia a dia, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico”, define o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Novo leilão

Foi publicado ontem, no Jornal ESTADÃO, aviso de Edital de Leilão de Compra de Energia Elétrica nº 01/2022 COOPERALIANÇA. As empresas que pretendem participar do certame deverão acessar o endereço https://leilao.paradigmabs.com.br/cooperalianca/, a partir de 26/09/2022, e realizar seu cadastramento. O leilão ocorrerá no dia 26/10/2022 às 10:30h. A Cooperaliança já compra energia do Mercado Livre. Hoje a fornecedora é a Copel, mas como a cidade está crescendo a demanda também a cooperativa precisa ampliar sua capacidade de fornecimento e comprar mais energia.

Expectativa

Senado quer votar na próxima semana projeto que determina que parte do orçamento secreto para custear o pagamento do piso da enfermagem. Ontem foi dia de protesto em toda a região por conta da decisão do STF de suspender a aplicação do piso nacional. Segundo o presidente do Sindisaúde o problema por aqui não são os enfermeiros que na grande maioria ganham igual ou acima do piso. A preocupação é com os técnicos e auxiliares de enfermagem que precisam da aplicação do piso para serem mais valorizados.

Ainda

Muitos pais seguem reclamando da determinação imposta no Hospital Santa Catarina para que a unidade atenda apenas os casos mais graves e que os considerados de menor risco sejam enviados para as Upas da Próspera e do Rio Maina. Principal queixa é que muitos chegam lá de ônibus e tem dificuldades de se deslocar para as outras unidades.

A pesquisa

Divulgada pela NSC e feita pelo IPEC, a última pesquisa eleitoral mostra que a briga em Santa Catarina está totalmente aberta. Hoje não há como apostar com certeza quem estará no segundo turno. A única certeza é que ele vai acontecer. O único cenário aparentemente resolvido é o do Senado. Raimundo Colombo, se nada acontecer, deve ser eleito o representante catarinense.

Mantido

A queda da inflação fez o Banco Central (BC) interromper o ciclo de alta dos juros após um ano e meio de reajustes seguidos. Por 7 votos a 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Paulo Sérgio Neves de Souza votaram pela manutenção da taxa.

Sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem o projeto de lei que acaba com a limitação de procedimentos cobertos pelos planos de saúde, o chamado rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação das operadoras do setor privado. Segundo a ANS, o rol taxativo é uma lista de procedimentos em saúde, aprovada por meio de resolução da agência e atualizada periodicamente, na qual são incluídos os exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmentação assistencial do plano.