Diretoria Municipal de Meio Ambiente esteve no local, mas não conseguiu identificar a origem do vazamento

Criciúma

Parte do Rio Linha Anta, na região do Bairro Próspera, em Criciúma, ficou branco ontem (19). Ainda não há informações sobre o produto que causou a mudança de cor do rio, que em maio deste ano ficou vermelho, efeito provocado pelo vazamento de produto químico de uma empresa.

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente explicou que uma equipe esteve no local pela manhã, mas não conseguiu identificar a origem do vazamento. A identificação do resíduo que mudou a cor do rio também está prejudicada, já que a diretoria não possui convênio com laboratório credenciado para análise.

A recomendação é que a população não utilize a água do rio, normalmente usada para suprir animais. A Diretoria do Meio Ambiente também orienta que moradores que residem perto do rio e que possuam informações sobre a origem do vazamento entrem em contato pelo telefone (48) 3445-8811.

“Por segurança, recomenda-se aos proprietários de imóveis lindeiros ao rio, que evitem o uso das águas para irrigação e dessedentação animal nas próximas horas, enquanto se viabilizam as análises de amostras do rio. Frisa-se que o mesmo corpo hídrico foi objeto recente de lançamento de efluentes em desacordo aos parâmetros legais, e segue sendo vitimado por descartes irregulares. Mais informações quanto à investigação seguem sob sigilo, até que se tenham dados mais precisos”, explica a fiscal de Meio Ambiente, Rafaela Bendo.

A empresa responsável pelo vazamento que poluiu o rio em maio está respondendo processo administrativo.